Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2008

WSJ: Microsoft recomeça a batalha pelo Yahoo!
A Microsoft anunciou ter retomado seu esforço para se juntar ao Yahoo!
WSJ: Microsoft recomeça a batalha pelo Yahoo!
Foto: http://www.fr2.com.br/img/microsoft.jpg

A Microsoft anunciou ter retomado seu esforço para se juntar ao Yahoo! e reabriu a possibilidade de fazer uma nova oferta pela empresa de internet. Segundo disseram fontes próximas ao The Wall Street Journal, a Microsoft propôs um acordo relacionado aos anúncios que acompanham os resultados das buscas na internet, um grande negócio que é dominado pelo Google.

A movimentação da Microsoft parece ser uma tentativa de impedir o Google de fechar com o Yahoo! um acordo sobre os mecanismos de busca, que está em discussão e poderia ser anunciado nos próximos dias. Num comunicado, a Microsoft disse apenas, sem dar mais detalhes, que levantou com o Yahoo! a possibilidade de uma "transação" que não é uma compra de toda a empresa.

Contudo, a Microsoft também disse que "se reserva o direito de reconsiderar" a possibilidade de uma oferta pela companhia, dependendo das negociações com o Yahoo! ou com seus acionistas ou ainda com outros interessados. O comunicado, embora vago, representa uma notável mudança na posição da Microsoft. Nos últimos dias, a gigante do software havia afirmado ao representantes do Yahoo! que havia desistido de tentar comprar a empresa, de acordo com fontes próximas.

O Yahoo!, por sua vez, também emitiu um comunicado, dizendo ter "confirmado com a Microsoft que desta vez ela não está interessada em tentar a compra de todo o Yahoo!", mas que continua aberta a buscar qualquer transação que atenda aos interesses dos acionistas da empresa de Internet. O conselho do Yahoo! analisará as alternativas, "incluindo qualquer proposta da Microsoft", afirma o comunicado.

Competição
A manobra põe em destaque a pressão que a Microsoft vem sofrendo para encontrar novas opções que lhe permitam competir de modo mais efetivo com o Google nos anúncios online. Grandes empresas de mídia e de tecnologia tentam entrar neste negócio, com a expectativa de que nos próximos anos os principais anunciantes vão desviar para os anúncios online os gastos com a mídia tradicional, como os comerciais de TV.

Em 3 de maio, a Microsoft retirou a oferta que havia feito para a compra do Yahoo, após três meses de tentativas de comprar toda a empresa, num acordo de cerca de US$ 50 bilhões. O fracasso da oferta irritou alguns acionistas do Yahoo!. Em 15 de maio, o investidor ativista bilionário Carl Icahn procurou trazer as duas companhias de volta à mesa de negociações e lançou um esforço para substituir o conselho de administração do Yahoo!. Icahn comprou 10 milhões de ações do Yahoo! e opções para a compra de mais 49 milhões. Numa carta ao conselho, Icahn disse acreditar que "a união da Microsoft com o Yahoo! ainda é o caminho mais sensato para ambas as companhias". As informações são da Dow Jones.

WSJ: Microsoft recomeça a batalha pelo Yahoo!.

Fonte: http://portalexame.abril.com.b
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir