Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Argentino desaparecido no Brasil faz contato com a família
Joaquin Menéndez tem 21 anos e está trabalhando em garimpo no Oiapoque (AP).Último contato dele com a família tinha sido feito em 14 de agosto
Argentino desaparecido no Brasil faz contato com a família
Foto: Arquivo de Família

O universitário argentino Joaquin Fabián Menéndez, 21 anos, que estava desaparecido desde 14 de agosto no Brasil, fez contato com a família na quinta-feira passada (15).

A informação foi confirmada pelo Consulado Geral da Argentina no Brasil, em Salvador, que é responsável pelo atendimento na Bahia, Sergipe, Pará, Amapá e Tocantins.

Maria Fernanda Menéndez, irmã do estudante, disse que o irmão fez contato via rádio. Ele está bem e nos disse que está em um garimpo em Oiapoque (AP). Ela vive em La Plata, na Argentina.

Ela afirmou ainda que o irmão pretende fazer novo contato em breve. Agradecemos a todas as autoridades e pessoas que nos ajudaram a encontrar meu irmão. É um alívio, disse Maria Fernanda.

Interpol
A Interpol do Brasil procurou o universitário argentino desde que foi comunicada sobre a o desaparecimento do rapaz. Antes de vir para o Brasil, ele tinha acabado de cursar o terceiro semestre de Administração de Empresas, em La Plata, na Argentina.

O último registro do universitário no país que foi encontrado pela investigação da Interpol era de 22 de agosto de 2007. Nesta data, ele retornou ao Brasil vindo da Guiana Francesa para o Oiapoque, disse Marília Moreira Marques, chefe do setor de Gerenciamento Operacional da Interpol.

Segundo informações da Interpol, ele entrou no Brasil em 2 de junho de 2007, por Foz do Iguaçu, e falou com a família pela última vez em 14 de agosto. Ele seguiu até o Rio de Janeiro, depois ficou alguns dias em Belém e Oiapoque (AP).

Último contato com a família
Mário Eugênio Menéndez, 50 anos, pai do rapaz, disse que o filho tinha prometido fazer contato em 8 de dezembro de 2007. Ele ligou uma câmera pela internet para que pudéssemos vê-lo. Naquele dia, ele nos disse que ficaria um tempo sem comunicação, pois viajaria para o interior do Amazonas.

Eugênio informou ainda que o filho faria uma viagem com um grupo de brasileiros. Ele disse que ajudaria a levar gado para a região de selva e que não haveria meios de se comunicar conosco. Segundo a Interpol, o universitário argentino chegou a transportar gado pela Amazônia em pequenas canoas.

Argentino desaparecido no Brasil faz contato com a família.

Joaquin Menéndez tem 21 anos e está trabalhando em garimpo no Oiapoque (AP).Último contato dele com a família tinha sido feito em 14 de agosto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir