Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Número de mortos do terremoto em Sichuan já supera os 34 mil
Moradores dormem em rua de Chengdu, Sichuan, após avisos de novos possíveis tremores na China
Número de mortos do terremoto em Sichuan já supera os 34 mil
Foto: Oded Balilty/AP

da Folha Online

O número de mortos no terremoto registrado na segunda-feira passada (12) na China atingiu hoje a marca de 34.073, segundo os últimos dados fornecidos pela agência oficial chinesa Xinhua. Ao mesmo tempo, o número de desaparecidos chega a 71 mil.

Uma semana após o terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu a Província de Sichuan, a China interrompeu o revezamento da tocha olímpica e pretende fechar as Bolsas para marcar uma semana da tragédia.

O revezamento da tocha será adiado até quinta-feira (22). Nesta segunda, as Bolsas de Xangai e Shenzen fecharam por três minutos para lembrar as vítimas do pior terremoto em 30 anos no país.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês) tomou esta decisão neste domingo (18), depois que o Conselho de Estado (Executivo) decidiu estabelecer os dias 19, 20 e 21 de maio como jornadas de luto oficial, acrescentou o responsável.

Tanto os mercados de valores de Xangai e Shenzhen como os de futuros de matérias-primas em Xangai, Zhengzhou e Dalian suspenderão sua cotação temporariamente, anunciou a agência oficial Xinhua.

Nas ruas, os carros pararam de circular e as pessoas guardaram três minutos de silêncio. O Conselho de Estado ordenou o luto oficial e as bandeiras oficiais já estão hasteadas a meio mastro, enquanto todas as atividades de diversão pública foram suspensas.

O terremoto deixou ao menos 220 mil feridos e um rastro de destruição em várias cidades da Província de Sichuan, onde foi registrado o epicentro do tremor.

Sobreviventes

Nesta segunda-feira, duas mulheres que estavam presas entre os escombros de construções atingidas pelo terremoto foram resgatadas com vida.

O resgate encontrou Wang Fazhen, 50, entre as ruínas de um prédio residencial da Mina de Carvão de Tianchi, que foi tirada 40 minutos mais tarde com fracos sinais de vida. A vítima foi levada ao hospital imediatamente.

As equipes de resgate disseram que suas equipes de detecção de movimento enviaram sinais que indicam que poderiam haver outros três sobreviventes no lugar onde Wang foi encontrada.

Outra mulher, Li Lingcui, 61, também foi salva de entre os escombros no distrito de Beichuan, em uma área próxima ao epicentro.

Segundo as equipes que a recuperaram, Li estava consciente quando a retiraram, mas a Xinhua não deu mais detalhes sobre seu estado de saúde.

A China recebe ajuda que inclui equipamentos especiais e cães farejadores de diferentes locais como Japão, Rússia, Taiwan, Coréia do Sul, Estados Unidos e Cingapura.

As doações domésticas e do exterior chegaram a 6 bilhões de yuan (R$ 1,4 bilhão). A experiência de outros terremotos mostram que algumas pessoas conseguem sobreviver até há cerca quinze dias sob os escombros, segundo a Reuters.

Número de mortos do terremoto em Sichuan já supera os 34 mil


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir