Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 19-05-2008

China vai guardar 3 dias de luto
Centenas de barracas s�o vistas em acampamento de sobreviventes do terremoto em Dujiangyan. A China declarou tr�s dias de luto oficial ap�s o tremor
China vai guardar 3 dias de luto
Foto: AP

As autoridades chinesas decretaram tr�s dias de luto nacional e desde as 5h desta segunda-feira (hora local, 18h do domingo no hor�rio de Bras�lia) a bandeira da China est� hasteada a meio mastro na Pra�a da Paz Celestial e em todos os edif�cios oficiais.

�s 14h28 de hoje (1h28 desta segunda no Brasil), uma semana exata depois do terremoto, foi guardado em todo o pa�s sil�ncio de tr�s minutos. Os transportes p�blicos -trens, �nibus, navios- utilizaram sirenes e buzinas para anunciar solidariedade �s v�timas.
O n�mero de mortos no terremoto registrado na segunda-feira em Sichuan, na China, j� supera os 34.073, segundo os �ltimos dados fornecidos pela ag�ncia oficial chinesa, "Xinhua".

8 graus na escala Richter
A magnitude do terremoto que assolou a prov�ncia de Sichuan foi de 8 graus na escala aberta de Ritcher, cuja intensidade m�xima � de 11 graus, segundo anunciou o Governo chin�s, que decidiu 3 dias de luto nacional.

O Escrit�rio Sismol�gico da China revisou o n�mero anterior de magnitude 7,8 graus, que tinha mantido apesar de especialistas dos Estados Unidos terem cifrado a magnitude do terremoto em 7,9 graus.

China vai guardar 3 dias de luto; n�mero de mortos do terremoto j� supera os 34 mil

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir