Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-05-2008

Minc fala com presidente e anuncia futura secretária
Carlos Minc reuniu-se com Lula pela primeira vez e disse que ele aceitou suas exigências.
Minc fala com presidente e anuncia futura secretária
Foto: http://www.revistafatorbrasil.com.br

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (19) pela primeira vez desde o convite para comandar a pasta e disse que Lula aceitou todas as suas dez condições para assumir o ministério. Entre as exigências está a nomeação de Izabella Teixeira, atual sub-secretária de Política e Ambiente da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro, como sua secretária-executiva.

Ele disse que falou com o presidente sobre a possibilidade de usar as Forças Armadas para patrulhar os parques nacionais, outra de suas exigências. Lula teria visto a idéia com bons olhos, mas sugeriu que o governo crie uma guarda nacional das florestas, nos moldes da Força Nacional de Segurança. "Isso eliminaria a necessidade de mudança constitucional", afirmou Minc.

Minc disse ainda que propôs ainda ao presidente a aplicação dos recursos arrecadados com compensação ambiental, que somam aproximadamente R$ 1 bilhão ao ano, em ações de preservação da Amazônia e da Mata Atlântica.

"Hoje, apenas R$ 90 milhões desse total chegam ao caixa do ministério, e o restante é usado para compor o superávit primário. O presidente concordou que progressivamente esses recursos podem ser aplicados em novas ações de combate do desmatamento nessas florestas", disse.

O ministro disse também que o presidente lhe garantiu que o governo não modificará a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que restringe o crédito rural dos bancos para propriedades onde foram constatados crimes ambientais. Governadores da região amazônica, como o de Mato Grosso, Blairo Maggi, e até mesmo as instituições financeiras têm pressionado pela mudança da regra que entra em vigor em julho.

"Não mudará a resolução do Conselho Monetário Nacional. Isso poderia sinalizar um "liberou geral". Ponderei com o presidente com o apoio da ministra [da Casa Civil] Dilma [Rousseff] que não deveríamos nem mesmo discutir agora essa questão", salientou.

Mangabeira
Minc evitou polemizar com o coordenador do Programa Amazônia Sustentável (PAS), ministro extraordinário de Assuntos Extratégicos, Mangabeira Unger. Antes de conversar com o presidente, Minc disse preferir que a coordenação ficasse a cargo do ex-governador do Acre Jorge Viana. Hoje, depois de falar com Lula, ele fez elogios a Mangabeira e comentou a escolha de Lula por um pensador para coordenar o PAS.

"O ministro Mangabeira foi escolhido porque entre outras coisas é um pensador, um formulador. Os outros ministros têm estruturas pesadas em seus ministérios para comandar. Quando eu sugeri o Jorge Viana pensava que seria necessário alguém com interlocução com os governadores e com presença na região para tratar do programa. Mas no dia 30 os governadores da região se reunirão e o ministro Mangabeira terá oportunidade de expor suas idéias" explicou.

Minc fala com presidente e anuncia futura secretária-executiva
Carlos Minc reuniu-se com Lula pela primeira vez e disse que ele aceitou suas exigências.
Nova secretária-executiva será atual sub-secretária de Política e Ambiente do Rio.

Fonte: JEFERSON RIBEIRO

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir