Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2008

Mortes por terremoto ultrapassam 40 mil na China
A cat�strofe tamb�m deixou quase 250 mil feridos
Mortes por terremoto ultrapassam 40 mil na China

O violento terremoto de 12 de maio deixou 40.075 mortos em todas as regi�es afetadas do sudoeste da China, anunciou nesta ter�a-feira (20) o Centro Nacional de Controle e Preven��o de Desastres.

A cat�strofe tamb�m deixou 247.645 feridos, segundo o site do organismo.

O vice-governador de Sichuan (sudoeste, a mais afetada), havia anunciado mais cedo que o terremoto deixara 39.577 mortos apenas em sua prov�ncia (veja mais no v�deo ao lado).

Anteriormente o n�mero oficial de mortos era de 34 mil pessoas. Autoridades afirmam que o n�mero total de v�timas fatais deve superar os 50 mil.

Solidariedade
A solidariedade com rela��o �s v�timas do terremoto de Sichuan proporcionou � Cruz Vermelha da China as maiores doa��es de sua hist�ria. No final da noite de segunda-feira (19) elas alcan�aram US$ 392 milh�es (quase R$ 650 milh�es).

"� a primeira vez que recolhemos tal quantidade de dinheiro em nossos 104 anos de hist�ria", afirmou o subdiretor do Escrit�rio de Resposta de Emerg�ncia da Cruz Vermelha da China, Wang Ping.

A sede da organiza��o em Pequim � muito movimentada, com v�rias pessoas que entram e saem para realizarem suas doa��es, e com funcion�rios voltados exclusivamente para contar o dinheiro recebido.

Segundo Wang, a not�vel solidariedade com as v�timas se deve a quatro fatores: a transpar�ncia de informa��es que Pequim imp�s desde o in�cio, o minucioso acompanhamento da imprensa, a crescente responsabilidade social corporativa e a cada vez maior capacidade econ�mica do povo chin�s.

A Cruz Vermelha da China, que conta com uma filial em cada uma das 31 prov�ncias do pa�s, al�m de algumas em Hong Kong e Macau, come�ou a investir o dinheiro recebido no que � mais necess�rio para as v�timas: tendas de campanha, �gua pot�vel, alimentos e rem�dios.

No entanto, a organiza��o n�o supre todas as necessidades, apesar de contar com um milh�o de volunt�rios que garantem que o trabalho n�o seja interrompido nunca durante as 24 horas do dia.

"Necessitamos de mais m�os e mais pessoas especializadas, profissionais. Temos volunt�rios, mas necessitamos de mais especialistas em ajuda de emerg�ncia", reconheceu Wang na sede da organiza��o em Pequim.

No meio-dia de hoje (hor�rio local) uma nova carga de ajuda humanit�ria foi carregada por soldados em um trem de mercadorias, que viaja com prefer�ncia absoluta diariamente para Sichuan.

At� o momento, desde a trag�dia de 12 de maio, partiram 728 vag�es de Pequim repletos de produtos de primeira necessidade para ajudar �s v�timas, muitos deles com produtos da Cruz Vermelha. Outros continham bens fornecidos pela Assembl�ia de Assuntos Civis de Pequim, que enviou ambul�ncias ou escavadeiras.

J� PWu Shimin, diretor da Assembl�ia de Assuntos Civis de Pequim, afirmou que os pequineses est�o mantendo ocupada a linha telef�nica gratuita (1156) para doar mantimentos para crian�as �rf�s.

A Assembl�ia recebe milhares de liga��es di�rias, diz Wu. No entanto, apesar do in�cio dos processos de ado��o, as pessoas ter�o de esperar o fim das conseq��ncias do terremoto.

Por enquanto, a Assembl�ia se preocupa em proporcionar apoio emocional e financeiro �s v�timas.

Mortes por terremoto ultrapassam 40 mil na China. A cat�strofe tamb�m deixou quase 250 mil feridos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir