Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-05-2008

BC europeu compara alta de preços à crise do petróleo
O presidente do BCE acrescentou que o mundo está presenciando uma correção séria do mercado, ainda em andamento.
BC europeu compara alta de preços à crise do petróleo
Foto: Trichet deu entrevista ao editor de negócios da BBC

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, descreveu a atual escalada nos preços do petróleo e dos alimentos como semelhante à crise do petróleo no início dos anos 70.

Na época, aumentos nos preços do petróleo provocaram problemas econômicos sérios ao redor do mundo.

Em entrevista à BBC, Trichet disse que, durante a crise dos anos 70, decisões erradas foram tomadas, como políticas monetárias mais flexíveis, que acabaram provocando índices altos de inflação e desemprego em massa por anos.

Dessa vez, na opinião de Trichet, é imprescindível que os bancos centrais mantenham políticas de credibilidade para conter a inflação. Se isso acontecer, disse ele, o crescimento vai retornar.

Mas se os bancos centrais forem tentados a reduzir ainda mais as taxas de juros, problemas mais sérios podem ocorrer, segundo Trichet.

O Banco Central Europeu tem mantido a taxa de juros em 4% por causa de pressões inflacionárias, mesmo em meio à desaceleração econômica, e Trichet sugeriu que novos cortes não estão previstos.

Na opinião de Trichet, a crise de crédtio prossegue e não há provas de que o pior já passou. O presidente do BCE acrescentou que o mundo está presenciando "uma correção séria do mercado, ainda em andamento".

BC europeu compara alta de preços à crise do petróleo.

Fonte: BBC Brasil
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir