Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-05-2008

Polícia Militar prende 40 pessoas durante conflito em Serra
A Polícia Militar do Pará prendeu 40 pessoas na sede da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Comigasp) em uma operação realizada ontem (18)
Polícia Militar prende 40 pessoas durante conflito em Serra
Foto: Divulgação

Brasília - A Polícia Militar do Pará prendeu 40 pessoas na sede da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Comigasp) em uma operação realizada ontem (18), de acordo com nota oficial do governo do estado. Entre os detidos, estavam lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração (MTM).

De acordo com a PM, a operação evitou confronto entre cerca de 2 mil garimpeiros que disputam o controle da cooperativa. O grupo de apoiadores da atual gestão da cooperativa ameaçava desocupar à força o prédio tomado durante a madrugada de domingo por membros do MST e do MTM.

A luta pelo controle da cooperativa, que tem contratos com mineradoras internacionais e reúne quase 50 mil garimpeiros, acirrou após o assassinato do ex-presidente da Comigasp, Josimar Brito, em Marabá, no interior do estado no último dia 7.

Nos anos 80, o garimpo de Serra Pelada chegou a ser o maior pólo de extração de ouro a céu aberto do mundo e atraiu milhares de pessoas à região.

Polícia Militar prende 40 pessoas durante conflito em Serra.

Fonte: Luana Lourenço Agência Brasil
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir