Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-05-2008

SAÚDE EM MARATAÍZES AINDA DOENTE
Sou membro efetivo do Conselho de Saúde de Marataízes e tenho presenciado avanços significativos nesta área
SAÚDE EM MARATAÍZES AINDA DOENTE

Sou membro efetivo do Conselho de Saúde de Marataízes e tenho presenciado avanços significativos nesta área. Mas existe um problema crônico que precisamos sanar e, para isso, urge que todos os segmentos interessados sentem-se à mesa e debatam exaustivamente em busca de soluções. Este problema é a ausência de médicos no pronto socorro do Hospital Santa Helena e no Pronto Atendimento da Barra . Não podemos mais aceitar que esses locais fiquem um minuto sequer sem a presença de um médico. Tenho presenciado constantemente o desespero de familiares clamando pela presença de um médico nesses dois locais, mas o que conseguem é deparar-se com a fala, muitas vezes constrangida, dos atendentes, informando que o médico ainda não chegou, ou que o médico não virá naquele dia, ou que não existe plantonista contratado para aquele dia. O horário que o médico deve estar disponível no pronto socorro é de sete da manhã de um dia até sete da manhã do outro dia, ou seja, 24 horas de disponibilidade. Mas não é isso que acontece. Temos médicos chegando as oito, nove, dez, e isso está virando rotina. Como é rotina também médicos que saem para fazer refeições fora do seu local de plantão e ficam horas ausentes. Hoje, por exemplo, fui chamada as oito da manhã a socorrer minha vizinha de 59 anos, com Síndrome de Down, que necessitava de um atendimento de emergência, sendo obrigada a fazer uma peregrinação por diversos locais do nosso município, pois não havia médico disponível no PAM da Barra, nem no Hospital Santa Helena. Para conforto da família, paramos o carro no CEMM, local de consultas eletivas e não um pronto socorro, onde a Dra.Zeila Pimenta, numa atitude misericordiosa e profissional, deu atendimento a paciente, pedindo o seu encaminhamento para observação num hospital de Cachoeiro do Itapemirim.

Como disse logo no começo do meu artigo, tenho presenciado coisas positivas na saúde de Marataízes. As reformas do PAM e do Posto de Saúde da Barra, a construção do Posto de Lagoa Dantas, as reformas em outros postos, a compra de mobiliário, enfim, são coisas que merecem elogios. Mas para que essas ações sejam validadas, de fato, é necessária a presença de, pelo menos, MÉDICOS COMPROMETIDOS COM A POPULAÇíO DO MUNICÍPIO EM QUE TRABALHAM. Não vou entrar no mérito da medicação nem dos exames que isso é matéria para outro artigo. Mas a presença de médicos nos plantões é imperioso. A população está desprotegida, humilhada, sem atendimento num setor que lhe é garantido pela Constituição.
E, por favor, selecionem médicos com o perfil adequado. Estamos cansados de profissionais apressados, mal humorados, abandonando plantão por coisas pequenas.

Em nossas reuniões do Conselho de Saúde a fala do Secretário é de que a oferta de serviços na área médica é escassa. Mas muito se questiona o valor que é pago aos médicos plantonistas e as condições de trabalho que são oferecidas. Temos que sentar e discutir a questão da saúde em Marataízes com URGÊNCIA URGENTÍSSIMA.

Não estou mais disponível a comparecer em reuniões onde se discutem situações por meses a fio e elas não são solucionadas.

Faço hoje, desse site, um convite e um apelo ao Prefeito Municipal, Sr. Antonio Bittencourt, para que esteja presente na próxima reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Marataízes. Não sei se o prefeito está a par dessas situações que estão ocorrendo em nosso município, mas tenho a absoluta certeza que é uma pessoa sensível e interessada em resolver esse problema.

Quero me colocar à disposição para reclamações e denúncias na Av.Simão Soares 162 - Barra (próximo a Caixa Econômica).

E enquanto a solução não chega, que Deus nos ajude !

    Fonte: O Autor
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir