Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-05-2008

Histórias de sobreviventes emocionam chineses
Nesta terça-feira (20), mulher foi resgatada após 195 horas soterrada. Equipe de resgate já tirou grávida e casal de escombros.
Histórias de sobreviventes emocionam chineses
Foto: Nir Elias/Reuters

Oito dias depois do terremoto, a China contabiliza mais de 40 mil mortes, mas também milhares de histórias de pessoas que conseguiram ser resgatadas mesmo após dias sob escombros.

Cerca de 220 mil pessoas ficaram feridas no desastre, o pior no país desde 1976, e as autoridades acreditam que mais 9.500 pessoas ainda estejam soterradas nos escombros apenas na província de Sichuan.

195 horas soterrada
Nesta terça-feira, uma mulher foi resgatada dos escombros na China, segundo a agência de notícias estatal Xinhua (Nova China).

A mulher, que não teve o nome revelado, passou 195 horas soterrada, informou a agência, que não revelou mais detalhes do resgate.

Ela foi a segunda pessoa resgatada nesta terça-feira, no momento em que diminuem as esperanças de encontrar sobreviventes da catástrofe de 12 de maio.

Na manhã desta terça-feira foi encontrado com vida Ma Yuanjiang, um homem de 31 anos, entre os escombros de uma central elétrica. O resgate demorou quase 30 horas, período no qual a equipe o alimentou com água e açúcar.

O terremoto derrubou a usina energética, no distroto de Wenchuan, perto do epicentro do terremoto

Bailarina
Li Yue, 11 de anos, também sobreviveu ao terremoto, mas perdeu uma das pernas.

Após ficar 70 horas soterrada, a menina que sonhava em ser bailarina, só pôde ser retirada após ter uma das pernas amputada. Ela está em estado estável em um hospital em Mianyang.

Em Qingchuan, a estudante He Cuiqing, que cursa a sétima série, foi resgatada na semana passada depois de ter ficado soterrada mais de 50 horas. Uma enfermeira ouviu os gritos desesperados da garota.

Em Dujiangyan, equipes conseguiram retirar dos escombros uma mulher grávida de oito meses que ficou mais de dois dias soterrada. Zhang Xiaoyan, de 34 anos, estava em casa junto com a mãe quando o prédio de seis andares onde ambas moravam desabou.

Mina de carvão
Por volta das 10h30 de segunda-feira, uma semana após o forte tremor, Wang Fazhen, de 50 anos, foi resgatada de um dormitório de uma mina de carvão em Mianzhu.

Uma outra mulher, Li Mingcui de 61 anos, foi salva no centro antigo do vilarejo de Qushan, que fica próximo da cidade de Beichuan, a mais atingida pelo terremoto.

Li estava seriamente ferida, apresentava múltiplas fraturas e infecções, mas estava consciente.

Sob prédios
No sábado (17), as equipes de socorro resgataram pelo menos 63 sobreviventes dos escombros de prédios destruídos.

Entre os resgatados, 56 deles foram socorridos em Yingxiu, no distrito de Wenchuan, epicentro do sismo que devastou, na segunda-feira passada, a província de Sichuan, completou a agência.

Também em Yingxiu, durante o dia, um homem, cuja idade não foi divulgada, foi resgatado após passar 124 horas debaixo dos escombros.

Casal
"Se Deus quisesse ter nos matado, ele teria feito rapidamente". Assim resumiu Li Wanzhi, de 38 anos, que juntamente com o marido ficou soterrada por horas dentro de casa, ao jornal "Herald Tribune".

Wang Zhijun, o marido, contou que chegou a ficar desesperado em um determinado momento e que cogitou se matar. Eles ficaram 28 horas sob os escombros.

Histórias de sobreviventes emocionam chineses
Nesta terça-feira (20), mulher foi resgatada após 195 horas soterrada.
Equipe de resgate já tirou grávida e casal de escombros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir