Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-05-2008

Após prévias divididas, Obama conquista maioria de delegados
Senador venceu em Oregon e foi derrotado por Hillary Clinton em Kentucky
Após prévias divididas, Obama conquista maioria de delegados
Foto: Reuters

Os pré-candidatos à Casa Branca Hillary Clinton e Barack Obama voltaram a dividir duas prévias presidenciais na noite desta terça-feira (20), mantendo o impasse do Partido Democrata. Desta vez, entretanto, o senador Obama alcançou uma importante marca na contagem de delegados, que pode reforçar sua campanha: ele agora tem a maioria absoluta dos delegados simples, eleitos pelo voto, e se aproximou ainda mais de se tornar o candidato democrata à sucessão de George W. Bush.

Obama venceu a primária em Oregon, cujo resultado foi divulgado apenas no início da manhã desta quarta-feira (21). Ele havia sido derrotado por 36 pontos percentuais de diferença a favor de Hillary na primária de Kentucky, quando apareceu para comemorar sua conquista na contagem geral. Graças ao sistema proporcional de divisão de delegados no estado, o senador por Illinois assegurou o apoio de mais de 1.627 dos 3.253 delegados simples que participarão da convenção que o Partido Democrata realizará em agosto em Denver.

A maioria, entretanto, não garante a nomeação de Obama como candidato democrata, já que ele não conseguiu ultrapassar a marca de 2.025 delegados totais, incluindo os superdelegados, que define o vencedor das primárias do partido.

No total, segundo projeções da CNN após a contagem dos votos em Kentucky e parte de Oregon, Obama tinha 1.941 delegados, contra 1.758 de Hillary. Após vencer a prévia de Kentucky, a senadora por Nova York reiterou que continua na disputa pela candidatura do partido à Presidência.

Comemoração
Antes que fosse feita qualquer projeção sobre sua vitória em Oregon, o senador por Illinois festejou a conquista da maioria dos delegados junto aos eleitores do estado de Iowa, o primeiro a realizar prévias, onde foi o vencedor, em janeiro.

"Vocês vieram numa noite fria de inverno e se levantaram pela mudança. Este ato fez outros milhões se levantarem, e esta noite, no fim da primavera, retornamos a Iowa com a maioria dos delegados escolhidos pelo povo e estamos a caminho da candidatura à Presidência dos Estados Unidos", disse Obama, em discurso em Des Moines.

Obama lembrou o começo da sua campanha, quando ele era desacreditado pelos analistas de todo o país. "Os céticos disseram que não chegaríamos muito longe, mas o povo de Iowa tinha uma idéia diferente. Desde o começo, vocês sabiam que esta jornada não era sobre mim, mas sobre saber se este país continuaria no mesmo caminho ou abraçaria a oportunidade de construir um futuro diferente para este país que amamos."

Hillary continua
Apontada como vencedora da prévia presidencial de Kentucky por uma vantagem de 36 pontos percentuais, a senadora Hillary Clinton fez questão de reforçar que continua na disputa e que está "mais determinada que nunca" a conquistar a candidatura democrata.

A senadora por Nova York discursou na cidade de Louisville, onde agradeceu o apoio que a garantiu a vitória por uma larga vantagem. "Já disseram que os votos não importavam, que as prévias estavam encerradas, mas vocês mostraram que não. Não me abandonem e eu nunca vou abandoná-los. Estamos vencendo no voto popular e estou mais determinada de que nunca", disse a senadora, reiterando que não vai desistir da disputa pela candidatura democrata à Casa Branca.

Os discursos dos dois pré-candidatos foram marcados pela palavra união e por elogios mútuos. Obama e Hillary tentam deixar claro que vão estar juntos na eleição, contra os republicanos, independentemente de quem vença as primárias democratas.

Após prévias divididas, Obama conquista maioria de delegados. Senador venceu em Oregon e foi derrotado por Hillary Clinton em Kentucky.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir