Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-05-2008

Após novas prévias, Obama fica a menos de 100 votos
Na terça (20), senador venceu em Oregon enquanto Hillary triunfou em Kentucky. Últimas prévias democratas serão em Porto Rico, Montana e Dakota do Sul.
Após novas prévias, Obama fica a menos de 100 votos
Foto: http://readwritenow.files.wordpress.com

O pré-candidato à Presidência dos EUA, Barack Obama, está com uma mão para ser o nome indicado pelo Partido Democrata para a disputa das eleições presidenciais em 4 de novembro. Mesmo assim, Hillary Clinton avisou que só deixará a corrida quando não tiver mais nenhuma chance matemática.

Após as prévias de terça-feira (20), Obama precisa de menos de 100 votos, somando-se aí os delegados e superdelegados.

Segundo contagens extra-oficiais, o senador por Illinois está bem perto da indicação. Pela conta do jornal "New York Times", Obama precisa de 25 votos de superdelegados entre os 221 que ainda não declararam sua preferência. Entre os delegados, ele precisa de mais 70 contra 250 da senadora por Nova York.

A CNN diz que Obama precisa de apenas 73 votos de delegados e mostra ainda que leva vantagem de 305 votos de superdelegados contra 277 de Hillary.

Graças ao sistema proporcional de divisão de delegados no estado, o senador por Illinois assegurou o apoio de mais de 1.627 dos 3.253 delegados simples que participarão da convenção que o Partido Democrata realizará em agosto em Denver.

A maioria, entretanto, não garante a nomeação de Obama como candidato democrata, já que ele não conseguiu ultrapassar a marca de 2.025 delegados totais, que define o vencedor das primárias do partido.

Próximas prévias
Porto Rico, em 1 de junho, os estados de Montana e Dakota do Sul (3 de junho) receberão as últimas prévias democratas.

Segundo o "NYT", em Porto Rico, o número de delegados em jogo é de 63, enquanto que em Montana e Dakota do Sul terão 47.

Para analistas, a definição das prévias democratas sairá mesmo em 3 de junho.

Prévias de terça
Nas primárias de terça-feira (20), Obama venceu em Oregon (58% a 42%) enquanto Hillary triunfou em Kentucky (65% a 30%). Os resultados deram ao senador por Illinois a maioria em número de apoios de delegados conquistados durante a longa batalha pela indicação democrata.

Obama espera que o resultado marque o início do fim da dura disputa e volta suas atenções à disputa presidencial com o republicano John McCain.

"Voltamos a Iowa com a maioria dos delegados eleitos pelo povo americano e vocês me colocaram ao alcance da indicação democrata à Presidência dos Estados Unidos", disse Obama em comício em Iowa, local da vitória do senador na primeira disputa pela indicação democrata em 3 de janeiro.

Obama, de 46 anos, retomou o tema da mudança que o impulsionou nas primeiras votações intrapartidárias. Ele descreveu a disputa com McCain, de 71 anos, como "mais do mesmo versus mudança. É o passado contra o futuro".

Mas Hillary não deu sinais de que pretende desistir. "Continuarei a mostrar nosso ponto até termos um indicado --quem quer ele seja", disse ela, que prometeu a simpatizantes permanecer na disputa até que a votação para a escolha democrata termine em 3 de junho.

"Temos de escolher o indicado que esteja melhor posicionado para vencer em novembro, e alguém que esteja melhor preparado para lidar com os enormes desafios desses tempos difíceis", disse a senadora por Nova York e ex-primeira-dama em Louisville.

Após novas prévias, Obama fica a menos de 100 votos da indicação
Na terça (20), senador venceu em Oregon enquanto Hillary triunfou em Kentucky.
Últimas prévias democratas serão em Porto Rico, Montana e Dakota do Sul.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir