Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 23-05-2008

Total de mortos em terremoto na China passa de 55 mil
Tr�s alunas sobreviventes nas ru�nas de escola que desabou em Wufu, na China. As garotas estavam em um pr�dio separado quando a escola desmoronou
Total de mortos em terremoto na China passa de 55 mil
Foto: AP

O n�mero de mortos no terremoto que atingiu a prov�ncia de Sichuan, na China, no dia 12 de maio, j� passa de 55 mil, segundo dados divulgados pelo governo local da prov�ncia nesta sexta-feira.

Durante uma coletiva de imprensa, o vice-governador de Sichuan, Li Chengyun, afirmou que 55.239 pessoas morreram e mais de 5 milh�es de casas e pr�dios foram destru�dos no terremoto.

Segundo ele, ainda h� cerca de 25 mil desaparecidos, 5 milh�es de desabrigados e o n�mero de feridos ultrapassa os 280 mil.

Chengyun fez um apelo por mais barracas para abrigar os sobreviventes e estabeleceu um prazo de tr�s anos para reconstruir as cidades e a infra-estrutura da regi�o.

Lagos
As autoridades locais est�o preocupadas com o n�mero de lagos formados por deslizamentos de terra causados pelo terremoto, que bloquearam os rios da regi�o.

De acordo com a ag�ncia de not�cias chinesa Xinhua, 34 lagos foram formados na prov�ncia, dos quais oito comportam cerca de 3 milh�es de metros c�bicos de �gua. Uma das forma��es, pr�xima a cidade de Beichuan - uma das mais afetadas pelos tremores - dobrou de tamanho em apenas quatro dias.

A ag�ncia afirmou ainda que oficiais est�o monitorando os lagos e que especialistas foram enviados ao local para avaliar o problema.

Os meteorologistas prev�em chuvas fortes na regi�o para a pr�xima semana, o que poderia aumentar ainda mais o n�vel dos lagos.

Medidas
O governo chin�s disse que uma das cidades mais afetadas pelo terremoto - Beichuan - ser� totalmente reconstru�da em um novo local.
Segundo a m�dia estatal, o local ainda n�o foi escolhido, mas deve ser cerca de 20 km de dist�ncia da atual cidade, onde 70% dos pr�dios foram destru�dos.

O governo chin�s prometeu destinar 70 bilh�es de yuan (cerca de US$ 10 bilh�es) para um fundo de reconstru��o e o governo ordenou a constru��o imediata de 1 milh�o de abrigos tempor�rios para os desabrigados.

Na quinta-feira o presidente chin�s, Hu Jintao, visitou uma f�brica de barracas para pedir um aumento na produ��o, j� que dados do minist�rio do Exterior afirmam que h� necessidade urgente de cerca de 3,3 milh�es de novas tendas para os desabrigados.

Total de mortos em terremoto na China passa de 55 mil

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir