Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-05-2008

Líder das Farc está morto, diz fonte do governo colombiano
Manuel Marulanda teria morrido em março; ele organizou as Farc em 1960.
  Líder das Farc está morto, diz fonte do governo colombiano
Foto: Reprodução

O principal líder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Manuel Marulanda está morto, disse uma alta fonte do governo colombiano. Rumores sobre a morte ou doença séria do velho líder rebelde surgiram outras vezes, mas nunca foram confirmadas.

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse à revista colombiana Semana ter recebido de uma alta fonte do governo a informação de que o líder rebelde conhecido como Tirofijo teria morrido e que as autoridades estavam tentando confirmar os detalhes.

Ainda segundo Santos, Marulanda teria morrido no final de março. Essa é a última informação que temos e estamos confirmando isso agora, disse, quando questionando sobre a data da morte.

Bombardeios pesados atingiram a área onde oficiais acreditavam que Marulanda estivesse escondido, mas rebeldes disseram que ele teria morrido de ataque cardíaco, disse o ministro sem dar mais detalhes de como a informação foi obtida.

Ao ser questionado sobre onde estaria Tirofijo, Santos respondeu: deve estar no inferno, para onde vão todos os criminosos mortos, disse, segundo a revista. Santos afirmou ainda que a informação veio de uma fonte que nunca falhou, mas também disse não estar ciente da maneira como o líder guerrilheiro morreu.

Histórico
Marulanda organizou as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em 1960, como grupo de esquerda. Mas após quatro décadas de combate, as Farc têm sido enfraquecidas pela campanha do presidente Alvaro Uribe, como apoio dos Estados Unidos.

Com pouco apoio popular, as Farc têm sido empurradas de volta para florestas e montanhas remotas, mas os rebeldes ainda são uma força poderosa em algumas áreas, ajudados pelos recursos obtidos com o tráfico de cocaína.

Vários comandantes importantes das Farc foram mortos ou capturados recentemente, enquanto o mais antigo grupo guerrilheiro da América Latina enfrenta crescente pressão militar e deserções.

Tentativas de negociar a libertação de reféns das Farc, incluindo a política Ingrid Bettancourt, continuam em impasse diante da demanda dos rebeldes pela desmilitarização da zona rural para que as negociações prossigam.

Principal líder das Farc está morto, diz fonte do governo colombiano
Manuel Marulanda teria morrido em março; ele organizou as Farc em 1960.
Ministro da Defesa disse ter recebido a informação de uma fonte que nunca falhou.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir