Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2008

II Conferência dos Direitos dos Idosos
Itapemirim promoveu a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
II Conferência dos Direitos dos Idosos
Foto: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim

Itapemirim promoveu a 2ª Conferência Municipal
dos Direitos da Pessoa Idosa

O Poder Executivo Municipal de Itapemirim, através da Secretaria de Ação Social, promoveu nesta terça-feira, de 08h às 17h, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Esse ano o tema da Conferência foi "Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios". O objetivo do encontro foi avaliar as metas cumpridas, os avanços e desafios do processo de implantação das políticas públicas, destinadas a garantir os direitos dos idosos, deliberados no evento de 2007.

A abertura oficial do evento contou com a participação da Prefeita em Exercício, Sra. Sandra Peçanha de Almeida Marvila; a Secretária de Ação Social Alessandra Cassoli, a Subsecretária de Atenção Integral ao Idoso, Heloisa Fornazier; e, o Promotor de Justiça, Robson Sartório Cavalini.

Os participantes da Conferência tiveram a oportunidade de prestigiar apresentações musicais do Coral da Terceira Idade "Viva a vida", integrantes do Centro de Convivência Vovô Nametala. Posteriormente, a Coordenadora Estadual do Idoso, Joana Branches, ministrou uma palestra sobre a Rede Nacional de Defesa e Atendimento da Pessoa Idosa.

A conferência identificou as situações de ausência de serviços sócio-assistenciais no âmbito municipal; avaliou se os direitos estão sendo assegurados e as dificuldades para sua concretização; e estabeleceu as diretrizes de atuação para a garantia das proteções básica e especial dos idosos. Na oportunidade, formou-se o Conselho Municipal do Idoso, que atuará como interlocutor junto à comunidade e aos poderes públicos, na busca de soluções compartilhadas.

Para a Secretaria de Ação Social Conferência é uma oportunidade muito importante para a sociedade civil, especialmente os idosos, interagir com os representantes do Poder Executivo, e com isso estabelecer as prioridades de atuação da assistência social no Município de Itapemirim.

A Prefeita Municipal licenciada, por telefone, ressaltou a determinação do Poder Executivo, no desenvolvimento de ações destinadas a garantir os direitos da pessoa na terceira idade, de acordo com os parâmetros previstos no Estatuto do Idoso. "A administração municipal acredita na integração do idoso nas ações da sociedade. Em breve, será construída a sede do Centro de Convivência, com toda a infra-estrutura necessária para atendê-los com dignidade, aliando momentos de lazer às políticas de inclusão social, direcionadas ao bem-estar e a saúde".

Aline Machado

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir