Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 28-05-2008

Próximo Windows funcionará com tela sensível ao toque
Novidade pode ser lançada no final de 2009. Plataforma tem funções com as quais usuários do iPhone estão familiarizados
Próximo Windows funcionará com tela sensível ao toque
Foto: Reprodução

A Microsoft anunciou que o próximo sistema operacional Windows será desenvolvido para funcionar com telas sensíveis ao toque. A novidade, que apresenta essa alternativa ao mouse e ao teclado, pode ser lançada ainda no final de 2009. Uma breve amostra da plataforma foi feita na noite de terça-feira (27) durante o evento "D: All Things Digital", realizado anualmente pelo "Wall Street Journal".

"Hoje quase toda a interação acontece no mouse e no teclado. Nos próximos anos, o papel da fala, da visão e dos gestos será enorme", disse Bill Gates, presidente da empresa, que participou do evento. "Para o usuário de tecnologia em casa e no trabalho, esse tipo de interação vai mudar dramaticamente."

Uma funcionária da Microsoft mostrou durante o evento algumas das funções desse sistema operacional com ares de iPhone, aumentando e encolhendo fotos que apareciam na tela, além de navegar por um mapa de San Diego usando essa superfície sensível ao toque. Usando seus dedos, a funcionária também desenhou uma árvore que foi arrastada para uma galeria de foto. "Ela mostrou muitas funções com as quais os usuários do iPhone já estão familiarizados", afirmou o "Wall Street Journal".

No vídeo de demonstração da novidade, é possível ver um usuário manipulando fotos com as mãos -- ele consegue "virar" a imagem, mostrando o que está escrito na parte de trás dela, como se fosse um cartão postal. Além disso, usa o impulso dos dedos para fazer um globo virtual girar e toca piano usando as teclas que aparecem na tela.

A nova versão do Windows está associada ao produto Surface, um computador em formato de mesa e tela sensível ao toque apresentado em meados do ano passado. Com tela de 30 polegadas, o produto permite que as pessoas toquem e movam objetos na tela para as mais diversas tarefas, de desenho digital a montar quebra-cabeças virtuais, passando por pedidos de comida no cardápio on-line de um restaurante.

No vídeo de demonstração, no entanto, o computador utilizado não é um protótipo do Surface, mas sim um Dell Latitude XT, portátil com tela sensível ao toque.

Defesa

Durante o evento, Gates e Steve Ballmer, diretor-executivo da empresa, defenderam o sistema operacional Vista, mas reconheceram alguns erros. Gates disse que nunca ficou 100% satisfeito com nenhum produto da Microsoft, divulgou a agência de notícias Associated Press. Na seqüência, afirmou que sua empresa se orgulha de compensar algumas deficiências em suas próximas versões. "O Vista nos deu a oportunidade de exercitar nossa cultura em alguns produtos", afirmou.

A apresentação desta terça foi apenas uma "prévia" do próximo sistema operacional, mostrando que a Microsoft adotou uma postura mais reservada – durante todo seu processo de desenvolvimento, o Windows Vista foi bastante divulgado.

Em um post escrito na terça, Chris Flores, executivo da área de comunicação com os clientes da Microsoft, afirmou que a empresa evitará anunciar planos que podem mudar. "Com o Windows 7, estamos tentando ser mais cuidadosos ao compartilhar informações com nossos clientes e parceiros", escreveu.

Apesar de os executivos terem citado o final de 2009 como possível data de lançamento, atrasos podem acontecer, como também mostrou a experiência do Vista.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir