Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 28-05-2008

Brasileiros chegam ao topo do Everest
Raineri e Keppke conseguem façanha na montanha mais alta do mundo
Brasileiros chegam ao topo do Everest
Foto: google

Os brasileiros Eduardo Keppke e Rodrigo Raineri conseguiram chegar nesta terça-feira ao topo do Monte Everest, o mais alto do mundo (8.850m de altitude). Eles iniciaram o ataque na madrugada de segunda-feira e levaram 17 horas para chegar até lá. No meio do caminho, Rodrigo desistiu de tentar encarar a aventura sem cilindros de oxigênio suplementar. A dupla escalou a montanha pela Face Sul, no Nepal. O repórter Clayton Conservani acompanhou tudo.

Eles se juntam a Ana Elisa Boscarioli, Vitor Negrete, Mozart Catão, Irivan Burda e Waldemar Niclevicz, outros brasileiros que alcançaram o topo do mundo utilizando cilindros de oxigênio suplementar. Em 2006, Negrete chegou até lá pela Face Norte (Tibet) sem usar oxigênio, mas morreu a 8.300 metros, no acampamento 3. Raineri era seu parceiro na empreitada, e retornou mais cedo, sem chegar ao cume.

A primeira tentativa de Raineri tinha sdo em 2005. Junto com Negrete, chegou a 8.200m sem o auxílio de oxigênio suplementar, mas continuou a partir dali com ajuda de ar engarrafado. Ele alcançou 8.800m, mas decidiu voltar por motivos de segurança.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir