Categoria Culinária  Noticia Atualizada em 29-05-2008

Erva do chimarrão vira sobremesa no RS
Representante comercial de Venâncio Aires ensina receita de mousse de chimarrão
Erva do chimarrão vira sobremesa no RS
Foto: Reprodução

As plantações de erva-mate ocupam 4 mil hectares e garantem o sustento de 800 famílias em Venâncio Aires (RS). E é de lá a receita de mousse de chimarrão, uma sobremesa que leva em conta as tradições do estado.

A bebida mais consumida entre os gaúchos faz lembrar a infância de alguns moradores da cidade. "Desde cedo, meu pai já estava tomando chimarrão com a minha mãe. E nós, eu e meu irmão, em volta deles, com o mate doce, com erva-mate, leite e açúcar. Era uma delícia. Foi exatamente esse sabor da infância que me fez pensar na receita de mousse de erva-mate", disse Neiva Gauer, representante comercial.

Os ingredientes são:
- 3 colheres de erva-mate
- 250 ml água
- 1 pacote gelatina de limão ou sem sabor
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme leite (sem soro)
- baunilha a gosto

O primeiro passo é acrescentar a erva à água e levar ao fogo. Quando ferver, desligue e coe o caldo. Depois, dissolva a gelatina no caldo ainda quente. Em um liqüidificador, acrescente a mistura aos demais ingredientes. Acrescente algumas gotinhas de baunilha ou três pacotes de açúcar de baunilha. Com a mistura feita, coloque em um refratário, leve para a geladeira e deixe em torno de quatro a seis horas.

Erva do chimarrão vira sobremesa no RS. Representante comercial de Venâncio Aires ensina receita de mousse de chimarrão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir