Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-05-2008

"Brasiguaios" se armam para proteger propriedades
Uma muralha foi erguida na entrada de uma fazenda. A tens�o aumentou ap�s uma s�rie de invas�es de propriedades rurais em v�rias regi�es.
"Brasiguaios" se armam para proteger propriedades
Foto: Reprodu��o/Reprodu��o

Uma onda de invas�es e uma rea��o: os brasileiros donos de terra no Paraguai est�o se armando para tentar proteger as propriedades que est�o sendo ocupadas por sem-terra paraguaios.

Uma muralha foi erguida na entrada da fazenda. Homens armados vigiam 24 horas por dia a propriedade que fica em Igua�u, a 50 quil�metros da fronteira. O esquema de seguran�a � para evitar as invas�es dos campesinos, como s�o chamados os sem-terra no Paraguai. A ordem dos fazendeiros � abrir fogo contra poss�veis invasores.

"A ordem � chumbo", disse um homem.

A tens�o no campo aumentou depois de uma s�rie de invas�es de propriedades rurais em v�rias regi�es do pa�s. S�o fazendas que pertencem, na maioria, a agricultores brasileiros. Mais de 20 propriedades foram invadidas nas �ltimas duas semanas.

O agricultor Aparecido Donizete da Silva, do oeste do Paran�, comprou terras no pa�s vizinho h� 13 anos. Hoje, ele produz mais de dez toneladas de gr�os por safra e est� preocupado.

"A ordem, realmente, � para coibir o abuso. Se houver abuso, n�s estamos aqui para defender a propriedade particular da gente", disse o agricultor.

Em San Pedro, a 600 quil�metros de Foz do Igua�u, os sem-terra queimaram a bandeira do Brasil. Jornais paraguaios j� falam em uma campanha contra os brasileiros que t�m lavouras no pa�s.

Perto da fronteira, os campesinos montaram acampamentos. Eles querem for�ar o governo a fazer a reforma agr�ria e dizem que as invas�es fazem parte da luta.

"Brasiguaios" se armam para proteger propriedades no Paraguai
Uma muralha foi erguida na entrada de uma fazenda.
A tens�o aumentou ap�s uma s�rie de invas�es de propriedades rurais em v�rias regi�es.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir