Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-05-2008

Mulher judia vira embaixadora de país árabe
O rei Hamad bin Isa al Khalifa, do Bahrein, assinou o decreto nesta quinta-feira. Houda Ezra Nonoo, de 43 anos, deve representar o país em Washington.
Mulher judia vira embaixadora de país árabe
Foto: AP

Pela primeira vez na história de um país árabe, uma mulher judia, de 43 anos, foi nomeada embaixadora.

O rei Hamad bin Isa al Khalifa, do Bahrein, assinou o decreto nesta quinta-feira (29) e estabeleceu que Houda Ezra Nonoo será a representante do país em Washington, nos Estados Unidos, apesar de não informar qual será o posto exato que ela ocupará. A informação foi confirmada pela agência oficial de notícias do país do Golfo Pérsico.

A família de Houda é do Iraque, país que deixou em 1880 em direção à Índia. No meio do caminho, porém, os familiares decidiram ficar no Bahrein.

Em 1948, porém, após a declaração de independência de Israel, muitos familiares deixaram o Bahrein e foram para o novo país. Os pais de Houda, que ainda não era nascida, resolveram ficar, mas nenhum pode visitar os familiares em Israel.

Ao jornal britânico "The Independet", Houda contou que ela e sua família comemoram o Rosh Hashaná (Ano Novo), Pessach e outras festas judaicas. "No bar mitzvá do meu filho, eu chamei um rabino de Londres", disse ela, uma das poucas representantes da comunidade judaica.

Sobre o novo posto, ela disse ter ficado orgulhosa. "É uma grande honra por ser a primeira mulher a ser embaixadora nos Estados Unidos. Estou olhando para o futuro e vendo isto como um grande desafio", afirmou Houda para a agência de notícias "Associated Press".

Mulher judia vira embaixadora de país árabe pela primeira vez
O rei Hamad bin Isa al Khalifa, do Bahrein, assinou o decreto nesta quinta-feira.
Houda Ezra Nonoo, de 43 anos, deve representar o país em Washington.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir