Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-05-2008

Lula vai à América Central impulsionar relações comerciais
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de El Salvador, Elias Antonio Saca, posam para a foto oficial
Lula vai à América Central impulsionar relações comerciais
Foto: Antonio Cruz/ABr

San Salvador, 28 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta quinta-feira, em San Salvador, com governantes do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica), para desenvolver a produção de biocombustíveis e impulsionar o comércio comum.

Os presidentes da região e seus representantes, convocados pelo Sica, presidido temporariamente por El Salvador, chegaram ao país em sua maioria procedentes de Honduras, onde participaram hoje de uma reunião sobre o meio ambiente.

Já Lula chegou esta noite ao aeroporto internacional de San Salvador vindo do Haiti, onde visitou as tropas brasileiras que participam da missão humanitária da ONU na ilha.

A ministra das Relações Exteriores de El Salvador, Marisol Argueta de Barillas, recebeu o presidente e sua comitiva com honras de Estado.

Lula foi recebido em seguida na Casa Presidencial de San Salvador pelo presidente salvadorenho, Elías Antonio Saca, e por outros governantes do Sica para um jantar formal.

O presidente viajou acompanhado pelos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Também viajaram com Lula os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Comunicação Social, Franklin Martins, e o secretário especial dos direitos humanos, Paulo Vanucchi.

A Chancelaria salvadorenha confirmou à Agência Efe que os presidentes da Guatemala, Álvaro Colom; do Panamá, Martín Torrijos, e da República Dominica, Leonel Fernández, assim como o vice-primeiro-ministro de Belize, Gaspar Vega, também chegaram nesta quarta-feira a San Salvador.

Os presidentes de Honduras, Manuel Zelaya, e da Nicarágua, Daniel Ortega, que confirmaram participação na Cúpula América Central-Brasil, chegarão nesta quinta a El Salvador para o encontro, marcado para as 9h30 (12h30 de Brasília).

A agenda oficial de Lula inclui uma audiência com integrantes da Diretoria da Associação de Profissionais Salvadorenhos Graduados no Brasil (Aprobras), agendada para as 8h30 (12h30 de Brasília).

Em seguida, o presidente se desloca para a Casa Presidencial, onde se reunirá com os governantes do Sica.

Participam do encontro representantes de cerca de 40 empresas centro-americanas, a maioria de El Salvador, e de outras 45 brasileiras.

Fontes do antigo grupo guerrilheiro Frente "Farabundo Martí" para a Libertação Nacional (FMLN, de esquerda), o segundo maior partido do país, confirmaram que Lula almoçará amanhã com seu candidato presidencial para 2009, o jornalista Mauricio Funes.

Após esse encontro, Lula se reunirá com o presidente de El Salvador, antes de partir de volta para o Brasil, em viagem programada para as 17h30 (20h30 de Brasília).

Lula vai à América Central impulsionar relações comerciais e de cooperação

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir