Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-05-2008

Minoria tribal bloqueia estradas na Índia
Confronto entre integrantes da casta "gujjar" e a polícia deixa 39 mortos, em Nova Déli, na Índia
Minoria tribal bloqueia estradas na Índia
Foto: Gurinder Osan / AP

da Folha Online

Membros da tribo gujjar, que há uma semana iniciaram uma revolta em que 35 pessoas morreram, bloquearam nesta quinta-feira várias estradas de acesso a Nova Déli para exigir do governo que os reconheça como minoria tribal.

A estrada que une a capital da Índia com as cidades industriais de Noida e Ghaziabad, ambas no Estado de Uttar, foi fechada por centenas de manifestantes, em uma tentativa de isolar a capital.

Os manifestantes ocuparam as vias com o objetivo de impedir o tráfego de veículos. Eles queimaram pneus e gritaram a favor do reconhecimento de seus direitos.

Os protestos têm afetado milhares de pessoas que permanecem várias horas presas no trânsito quando tentavam se dirigir ao trabalho na capital. Cerca de 35 mil agentes da polícia se posicionaram nos arredores de Nova Déli para evitar incidentes.

Cerca de 60 linhas de ônibus interromperam seus serviços e a circulação de dez trens foi cancelada. "Os manifestantes forçaram os veículos a parar. Em determinado momento, parecia que poderia ter violência. Um grande grupo de policiais chegou rapidamente e desviou o tráfego para vias adjacentes", disse Ranjana Singh, que foi afetada pelo protesto.

As autoridades aconselharam os cidadãos que evitem circular pelas zonas afetadas pelas manifestações. O protesto de hoje foi convocado pelo movimento de defesa dos direitos da minoria gujjar. Os gujjar, que constituem entre 4% e 7% dos 56 milhões de habitantes de Rajasthan, buscam o reconhecimento oficial da tribo, que supõe benefícios previstos pela Constituição.

A mesma comunidade já protagonizou uma onda de violência há quase um ano, quando realizou protestos em Nova Déli, depois de uma série de distúrbios que causaram 26 mortes.

Com Efe

Minoria tribal bloqueia estradas na Índia para exigir reconhecimento

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir