Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-05-2008

Bandeira real é retirada do palácio de Katmandu
Manifestantes pedem a saída do rei Gyanendra do palácio após fim da monarquia
Bandeira real é retirada do palácio de Katmandu
Foto: Saurabh Das/AP

da Folha Online

A bandeira que reinava havia quase 240 anos no Nepal foi retirada na manhã desta quinta-feira do Palácio de Katmandu, um dia depois de a Assembléia Constituinte ter abolido a monarquia e proclamado a república.

"A bandeira real foi substituída pela bandeira do Nepal no interior do palácio nesta manhã", afirmou um representante oficial do palácio real que pediu anonimato. O rei Gyanendra e sua família ainda vivem no local. Eles têm 15 dias para deixar o palácio, que deverá ser transformado em um museu.

A Assembléia Constituinte, surgida das eleições de 10 de abril, vencidas pelos ex-rebeldes maoístas, aboliu na quarta-feira (28) uma das últimas monarquias do Sudoeste Asiático e proclamou a república.

"Todos os direitos, instalações e status tradicional e culturalmente conferidos ao rei e à família real, exceto aqueles dos quais gozam os cidadãos nepaleses, serão automaticamente extintos", diz a resolução --um pedido chave dos maoístas após o fim da guerra de uma década contra o governo-- aprovada pela Assembléia.

O monarca, que chegou ao trono em 4 de junho de 2001, havia ignorado todos os pedidos dos maoístas para que abandonasse o palácio antes da abolição formal da monarquia.

Comemorações

Em Katmandu, milhares de pessoas foram às ruas com bandeiras vermelhas do Partido Maoísta para celebrar o fim da monarquia. A multidão que se manifestou na capital nepalesa com slogans como: "Gyanendra, ladrão, vá embora do país!".

Cerca de 10 mil policiais foram destacados para proteger a Assembléia Constituinte, formada após as eleições de 10 de abril, das quais os ex-rebeldes maoístas saíram vitoriosos.

Os maoístas, por sua vez, anunciaram que cerca de 20 mil voluntários permaneceram nas ruas de Katmandu para ajudar a manter a calma. A segurança foi reforçada após vários atentados a bombas -- o último ocorrido nesta terça-feira, deixando dois feridos.

Governos

Durante um longo período de sua história, o Nepal foi comandado por governos absolutos. Em 1990, o país se tornou uma monarquia constitucional. No entanto, a partir de 1996, a ação da guerrilha maoísta tentava derrubar a monarquia para instituir um regime socialista.

Em 1º de fevereiro de 2005, Gyanendra assumiu o poder absolutista depois de destituir o governo e declarar estado de exceção. Ele justificou o ato dizendo que o estado de exceção era necessário para acabar com o movimento rebelde de inspiração maoísta no país.

O governo absolutista permaneceu até dezembro de 2006, quando uma coalizão formada por sete partidos de oposição iniciou protestos em massa por três semanas. O rei permitiu a volta do Parlamento para acabar com os confrontos.

Seguindo um acordo de paz assinado em novembro de 2006 entre o governo e os maoístas, uma constituição interina foi promulgada e os maoístas puderam participar do Parlamento a partir de janeiro de 2007.

O acordo de paz também incluiu os pedidos pela criação de uma Assembléia Constituinte que desenhasse uma nova constituição e permitisse o fim do regime monárquico.

Com Efe, France Presse e Reuters

Bandeira real é retirada do palácio de Katmandu

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir