Categoria Policia  Noticia Atualizada em 05-06-2008

Acusado de planejar 11 de Setembro quer ser condenado
Khaled Sheikh Mohammed e mais 4 suspeitos enfrentam tribunal em Guant�namo.
Acusado de planejar 11 de Setembro quer ser condenado
Foto: AP/AP

Khaled Sheikh Mohammed, acusado de ser o "c�rebro" por tr�s dos atentados do 11 de setembro de 2001 nos EUA, disse em ju�zo nesta quinta-feira (5) que espera ser condenado � morte para "converter-se em um m�rtir".

Ele e outros quatro suspeitos de planejar os atentados que mataram quase 3.000 pessoas apareceram em p�blico pela primeira vez em cinco anos para enfrentar um tribunal militar na base naval de Guant�namo, ilha de Cuba.

Khaled Sheikh Mohammed, Ramzi Binalshibh, Ali Abd al-Aziz Ali, Wallid bin Attash e Mustapha al-Hawsawi podem ser condenados � morte, caso sejam considerados culpados pelo tribunal militar na base americana de Guant�namo. Os cinco detidos enfrentam v�rias acusa��es, que incluem conspira��o, assassinato, ataque a civis, destrui��o de propriedade, terrorismo e ajuda material a terroristas.

No in�cio do julgamento, Khaled rejeitou os advogados. "N�o aceitarei nenhum advogado. Representarei a mim mesmo", disse. O juiz Ralph Kohlmann, um coronel da Marinha, respondeu: "essa � uma das op��es que o senhor tem".

Ele tamb�m pediu permiss�o para falar com outros quatro supostos membros da rede terrorista al-Qaeda com quem � processado, mas Kohlmann disse que n�o permitir� "uma defesa conjunta".

O r�u apareceu hoje publicamente pela primeira vez desde sua captura, em mar�o de 2003, vestido com uma t�nica e gorro brancos, que, segundo a coronel do Ex�rcito americano Wendy Kelly, s�o normalmente usados por prisioneiros em Guant�namo.

Khaled tem uma barba grande e grisalha, ao contr�rio das fotos distribu�das pelo Pent�gono quando foi capturado no Paquist�o, nas quais aparecia com bigode.

Em ingl�s, ele se queixou de que, em um depoimento anterior, fechado � imprensa, a uma junta militar, "traduziram mal minhas palavras e puseram palavras na minha boca".

"Meu ingl�s n�o � ruim", disse Khaled, que estudou engenharia na Carolina do Norte, mas assim mesmo pediu um int�rprete.

Da mesma maneira, Ali Abd al-Aziz Ali, outro dos acusados, reclamou que s� tinha falado com seu int�rprete cinco minutos antes do in�cio da audi�ncia e afirmou ter se considerado "sem tradutor".

"Tive problemas com os tradutores, que traduziram mal ou entenderam mal", afirmou Ali, em ingl�s, pedindo um do Oriente M�dio.

No entanto, o juiz Kohlmann declarou: "os assuntos que trataremos hoje s�o bastante simples", e por causa da fala de Ali em ingl�s, disse, que, at� aquele momento, "o senhor entender� tudo o que eu disser em ingl�s".

O juiz Kohlmann come�ou a audi�ncia com uma advert�ncia. "Qualquer declara��o dos acusados se presume que ser� secreta", disse. Isso significa que o som poder� ser eliminado para que a imprensa reunida em Guant�namo n�o escute a informa��o que, segundo Kohlmann, "prejudique a seguran�a nacional" dos EUA.

Khaled confessou ser o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001.

Binalshibh estava destinado a ser um dos seq�estradores dos avi�es comerciais usados nos ataques, mas n�o conseguiu um visto de entrada nos EUA, e se tornou o principal intermedi�rio dos terroristas com Khaled.

Ali supostamente enviou dinheiro aos seq�estrados, e Hawsawi foi seu assistente. Attash teria treinado alguns deles.

A Promotoria pediu a pena de morte para os cinco. Todos ficaram confinados em pris�es secretas da CIA desde sua captura at� setembro de 2006, quando foram transferidos para Guant�namo.

Todos os suspeitos foram presos entre 2002 e 2003 e transferidos para a pol�mica base na ilha de Cuba em 2006, depois de, supostamente, terem passado anos em pris�es secretas da CIA.

O general Thomas Hartmann, assessor legal do tribunal militar, afirmou que a defesa gozou de direitos "extraordin�rios". No entanto, destacou que mesmo que os acusados sejam absolvidos n�o ser�o liberados antes do fim da chamada "guerra contra o terrorismo" de Washington.

Acusado de planejar 11 de Setembro quer ser condenado � morte e virar m�rtir
Khaled Sheikh Mohammed e mais 4 suspeitos enfrentam tribunal em Guant�namo.
Eles enfrentam acusa��es de conspira��o, assassinato, ataque a civis e terrorismo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir