Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2008

Shopping de Curitiba barra jovens da periferia
Shopping Palladium, em Curitiba (PR), foi inaugurado h� menos de um m�s e costuma barrar a entrada de jovens de periferia
Shopping de Curitiba barra jovens da periferia
Foto: Franklin Freitas/UOL

Inaugurado h� menos de um m�s, o shopping Palladium, em Curitiba, provocou pol�mica na semana passada quando seguran�as barraram a entrada de um grupo de jovens da periferia, vestidos com camisas de clubes e trajes de hip-hop (roupas exageradamente largas e bon�s).

A proibi��o gerou protesto nas escadarias do shopping e suscitou um debate na cidade. O shopping Palladium - o maior da cidade - foi constru�do na Regi�o Sul, onde est�o concentrados os bairros mais populosos da capital e onde se concentra tamb�m a popula��o mais pobre.

A dire��o do shopping alega que a proibi��o tem por objetivo evitar o constrangimento de clientes, uma vez que alguns desses rapazes "acuam as pessoas", e que o acesso seria proibido a grupos de mais de quatro jovens.

"O Palladium n�o faz nenhum tipo de discrimina��o. As restri��es s�o em rela��o ao comportamento e �s atitudes", afirma a gerente de marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira. Segundo ela, o uso de palavreado ofensivo ou mesmo o porte do "tub�o" (refrigerante misturado com bebida alco�lica) j� s�o considerados uma quest�o de seguran�a pela dire��o.

A orienta��o dos seguran�as, segundo a reportagem apurou, � barrar grupos de jovens identificados com a periferia, para evitar transtornos com a clientela e poss�veis "arrast�es".

No domingo passado, a cena se repetiu e a dire��o do shopping garante que n�o ir� suspender a determina��o. O consultor jur�dico da Associa��o Comercial do Paran�, Cleverson Marinho Teixeira, afirmou que os shoppings t�m direito de evitar a presen�a de grupo de pessoas que representem risco de tumulto.

"Por mais que seja um local p�blico, o shopping � tamb�m uma propriedade particular. Est� no direito do empres�rio decidir quem freq�enta o estabelecimento, desde que haja bom senso", afirmou.

O veto a grupos de jovens "suspeitos" n�o � uma exclusividade do shopping Palladium. H� casos registrados tamb�m nos demais shoppings da cidade, principalmente naqueles localizados nas regi�es centrais. "Eles mexem com a gente, dizem palavr�es em voz alta, bebem, n�o respeitam nada", diz uma estudante de Direito que prefere n�o se identificar.

Shopping de Curitiba barra jovens da periferia

Fonte: Marcus Vinicius Gomes
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir