Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 05-06-2008

Celebridades despedem-se de Yves Saint Laurent
Corpo do estilista deve ser cremado e suas cinzas, espalhadas em jardim. Cerim�nia foi exibida ao vivo em um tel�o instalado do lado de fora da igreja.
Celebridades despedem-se de Yves Saint Laurent
Foto: Reuters

A Fran�a despediu-se do estilista Yves Saint Laurent nesta quinta-feira (5) com uma missa f�nebre da qual participaram estrelas do mundo da moda e do cinema, entre as quais a amiga de longa data e f� declarada Catherine Deneuve.

Os meios de comunica��o franceses divulgaram longos tributos a Saint Laurent desde o an�ncio de sua morte, no domingo (1�), em consequ�ncia de um tumor no c�rebro. E uma grande multid�o de curiosos e rep�rteres reuniu-se perto da igreja parisiense de Saint Roch, onde a missa foi realizada.

Funcion�rios de escrit�rios e moradores de pr�dios pr�ximos debru�avam-se nas janelas enquanto a pol�cia controlava a multid�o. A cerim�nia foi exibida ao vivo em um tel�o instalado do lado de fora da igreja, cuja entrada ficou tomada por grandes arranjos de flores.

Deneuve leu um texto durante a missa, antes de Pierre Berg�, parceiro e s�cio de Saint Laurent, tomar a palavra.

"Voc� poderia ter cedido �s modas da �poca, mas, ao inv�s disso, voc� preferiu continuar fiel a seu pr�prio estilo e voc� estava certo, porque esse estilo hoje pode ser encontrado em todos os cantos, e talvez n�o no mundo da moda, mas nas ruas das cidades de todo o planeta", afirmou Berg�.

Celebrado como um dos maiores estilistas do s�culo 20, Saint Laurent integrou um famoso grupo de designers franceses respons�vel por transformar Paris na capital da moda e da qual participaram tamb�m Coco Chanel e Christian Dior.

A fama do estilista, que se transformou nos �ltimos anos em uma figura t�mida e reclusa, de poucos amigos, poderia ser avaliada pelo n�mero de celebridades presentes em Saint Roch, uma igreja tradicionalmente associada a artistas e m�sicos.

A atriz Jeanne Moreau participou do evento, ao lado das modelos Laetitia Casta e Carla Bruni, hoje mulher do presidente da Fran�a, Nicolas Sarkozy, tamb�m presente.

Os estilistas Christian Lacroix e Jean-Paul Gaultier contavam-se entre as estrelas do mundo da moda que compareceram � missa.

O corpo de Saint Laurent deve ser cremado e suas cinzas, espalhadas pelo jardim de sua propriedade na cidade marroquina de Marrakesh.

Filho mais velho de um industrial franc�s, o designer nasceu e cresceu na Arg�lia, ent�o uma col�nia francesa, e logo cedo manifestou seu talento para a moda, fazendo roupas para as bonecas de suas irm�s mais novas.

Ap�s mudar-se para Paris aos 17 anos de idade, Saint Laurent foi contratado por Christian Dior e logo tornou-se o estilista principal da casa, produzindo uma s�rie de cole��es aclamadas, antes de se lan�ar no mercado com seu pr�prio nome, em 1962.

Com Berg� tomando conta do lado administrativo da empresa, Saint Laurent transformou a marca YSL em uma das mais reconhecidas do mundo da moda, tendo criado roupas hist�ricas como o smoking feminino e as cal�as sociais para mulheres.

No entanto, o estilista lutou contra o consumo excessivo de �lcool e o v�cio em drogas, bem como outros problemas de sa�de. Saint Laurent aposentou-se em 2002, desiludido com o mundo da moda.

Celebridades despedem-se de Yves Saint Laurent em grande missa
Corpo do estilista deve ser cremado e suas cinzas, espalhadas em jardim.
Cerim�nia foi exibida ao vivo em um tel�o instalado do lado de fora da igreja.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir