Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-06-2008

Hillary diz que não quer ser vice
Senadora anuncia apoio ao vencedor da prévias democratas, Barack Obama, neste sábado.
Hillary diz que não quer ser vice
Foto: AFP/AFP

A virtualmente derrotada pré-candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton anunciou nesta quinta-feira (5) que não quer ser vice-presidente dos EUA.

A declaração foi feita em uma nota divulgada pela sua equipe de campanha.

"Ainda que a senadora Clinton tenha deixado claro ao longo do processo que fará todo o possível para a eleição de um democrata à Casa Branca, ela não busca a vice-presidência, e ninguém a não ser ela própria pode falar sobre este tema. A eleição é somente do senador Obama", diz o comunicado.

O comunicado da ex-primeira-dama foi divulgado por seu escritório de campanha em um momento em que aumentam os rumores de que Hillary estaria pressionando Obama para que a escolha para a vice-presidência.

A própria senadora reconheceu na terça-feira, durante uma teleconferência com legisladores, que estaria "aberta" a esta possibilidade, notícia que logo se espalhou.

Hillary deve declarar apoio à candidatura Obama em ato neste sábado em Washington. Originalmente o evento estava marcado para a sexta-feira, mas a data foi mudada para que mais eleitores participem.

"No sábado, estenderei minhas congratulações ao senador Obama e meu apoio à sua candidatura", disse a senadora por Nova York em carta a simpatizantes divulgada na manhã desta quinta.

"Eu disse durante toda a campanha que apoiaria enfaticamente o senador Obama se ele se tornasse o candidato do Partido Democrata e pretendo cumprir essa promessa."

"Essa foi uma campanha dura e longa, mas como eu sempre disse, minhas diferenças com o senador Obama são pequenas comparadas com minhas divergências com o senador McCain e os republicanos", disse ela na carta.

"Falarei no sábado sobre como podemos juntos unir o partido em torno do senador Obama. O que está em jogo é muito e a tarefa a nossa frente é importante demais para fazermos de outra forma."

Hillary ainda não decidiu suspender ou encerrar sua campanha, o que permite a ela manter o controle dos delegados conquistados na convenção, disseram assessores.

Hillary diz que não quer ser vice
Senadora anuncia apoio ao vencedor da prévias democratas, Barack Obama, neste sábado.
Ela é uma das principais cotadas para formar chapa ao lado do senador por Illinois.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir