Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-06-2008

Forte tremor volta a atingir lago prestes
Soldados usam pedras na constru��o de barreira tempor�ria contra poss�vel inunda��o que pode ser provocada pelo rompimento de dique
Forte tremor volta a atingir lago prestes
Foto: Alfred Cheng Jin / Reuters

Pequim, 9 jun (EFE).- Um novo tremor atingiu hoje o dique do lago de Tangjiashan, formado ap�s o devastador terremoto que atingiu a prov�ncia chinesa de Sichuan h� um m�s, e que amea�a transbordar sobre uma regi�o na qual habitam mais de 1,3 milh�o de pessoas.

A ag�ncia oficial "Xinhua" assinalou que a r�plica ocorreu �s 11h04 no hor�rio local (00h04 de Bras�lia), com uma magnitude ainda n�o revelada pelas autoridades chinesas.

Ainda n�o se sabe o impacto do novo tremor sobre o dique que evita o transbordamento do Tangjiashan, um dos mais de 30 lagos formados ap�s o tremor de 12 de maio.

Trata-se da segunda r�plica a atingir o dique. Na tarde de ontem, foi registrado outro tremor, de 4,8 graus de magnitude na escala aberta de Richter, no distrito de Beichuan, tamb�m devastado pelo terremoto do m�s passado.

A r�plica produziu deslizamentos de terra nas montanhas que circundam o lago de Tangjiashan, que amea�a transbordar com a chegada da temporada de chuvas.

Centenas de soldados come�aram no s�bado a drenar o lago de Tangjiashan, onde o n�vel das �guas alcan�ou 742,58 metros acima do n�vel do mar esta manh�, uma alta de quase um metro a respeito das �ltimas 24 horas.

Forte tremor volta a atingir lago prestes a transbordar na China

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir