Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 09-06-2008

Sobe para oito o número de mortos em inundações nos EUA
Em foto do dia 8 liberada nesta segunda-feira, tempestade se forma sobre a cidade de Oconomowoc, no Estado de Wisconsin, nos EUA
Sobe para oito o número de mortos em inundações nos EUA
Foto: John Hart / Watertown Daily Times / AP

da Folha Online

As inundações e tempestades que atingiram os Estados Unidos durante o fim de semana deixaram ao menos oito mortos e forçaram a retirada de milhares de pessoas de suas casas em Estados da região central do país.

Segundo os departamentos de emergência e de meio ambiente estaduais, ao menos oito Estados registraram situações de atenção por causa da onda de mau tempo --Indiana, Michigan, Wisconsin, Illinois, Ohio, Iowa, Nebraska e Missouri.

Até agora, foram registradas ao menos oito mortes nos Estados de Indiana e Michigan.

Em Indiana, esquipes de resgate utilizam barcos para ajudar as pessoas afetadas pelas inundações, que no sábado deixaram sem energia elétrica cerca de 30 mil casas.

John Erickson, porta-voz do Departamento de Segurança Nacional do Estado, disse que um homem morreu afogado quando seu veículo foi arrastado pelas águas ao sul da cidade de Indianápolis, enquanto outra pessoa permanece desaparecida na localidade de Mill Creek.

Em Indiana, o governador Mitch Daniels enviou uma carta ao presidente George W. Bush declarando que um alerta de desastre fosse declarado em 44 condados. No sábado (7), a Guarda Costeira enviou equipes de resgate ao condado Morgan, um das mais danificados.

Muitas das estradas do Estado ficaram bloqueadas e as autoridades abriram alguns abrigos para receber as pessoas que tiveram que deixar suas casas.

Inundações

No Estado de Iowa, carregamentos de milhares de sacos de areia já foram enviados à região da Cidade de Iowa para conter a alta do volume de água. A meteorologia prevê que as inundações cheguem à cidade na terça-feira e afetem mais de 63 mil pessoas.

Segundo a Associated Press, as enchentes no Estado podem ser as piores em dez anos. O governador Chet Culver declarou estado de emergência em quase um terço dos 99 condados.

Autoridades locais informaram que o Rio Iowa pode superar o nível histórico de uma tempestade que deixou a cidade inundada em 1993.

Em Michigan, dois trabalhadores morreram afogados durante a madrugada quando seu veículo ficou submerso em um rio próximo ao Lago Michigan. No mesmo local, um homem se afogou neste domingo.

Partes de Minnesota também estão sob alerta de inundações.

Tornados

A força dos ventos derrubou árvores e deixou uma rastro de destruição no Estado. Duas pessoas morreram atingidas por árvores e uma mulher morreu quando um brinquedo a acertou na cabeça.

Segundo o porta-voz do Departamento de Meio Ambiente Dennis Schain, um raio que caiu sobre um estacionamento em Connecticut matou um homem e deixou outras quatro pessoas feridas.

A população da cidade de Omaha (Nebraska) também foi surpreendida por um tornado que destruiu várias residências e estabelecimentos comerciais durante a madrugada. "É um milagre que ninguém morreu", disse o prefeito de Omaha, Mike Fahey.

As tempestades também obrigaram as autoridades a retirar pessoas de regiões do Wisconsin, onde 99 condados estão sob estado de emergência.

Em Wisconsin também foram registradas inundações, e as autoridades indicaram que vários tornados que passaram pela zona deixaram pelo menos cinco feridos no sábado.

No Estado de Ohio, um tornado deixou dezenas de milhares de residentes sem luz na sexta-feira, e as autoridades continuam com os trabalhos para tentar restabelecer o fluxo elétrico.

Moradores de pequenas cidades ao norte e ao sul de Chicago (Illinois) trabalharam durante este domingo na limpeza dos danos causados pelas fortes tempestades, que destruíram tetos de casas e causaram estrago em redes elétricas.

Com Associated Press

Sobe para oito o número de mortos em inundações nos EUA

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir