Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-06-2008

Refugiados e deslocados internos batem recorde em 2007
N�mero de refugiados passou de 9,9 milh�es para 11,4 milh�es em 2007. Paquist�o, S�ria e Ir� s�o pa�ses que mais abrigam imigrantes.
Refugiados e deslocados internos batem recorde em 2007
Foto: www.G1.com.br

O n�mero de refugiados e deslocados internos no mundo todo alcan�ou no final do ano passado o n�mero recorde de 37,4 milh�es, segundo um relat�rio apresentado nesta ter�a-feira (17), em Londres, pelo respons�vel do Alto Comissariado das Na��es Unidas para os Refugiados (Acnur), Ant�nio Guterres.

O Acnur calcula em 31,7 milh�es as pessoas com direito a seu apoio e prote��o, n�mero que n�o inclui, entre outros grupos, os 4,6 milh�es de refugiados palestinos, que est�o aos cuidados de outra ag�ncia especializada das Na��es Unidas.

"Ap�s termos assistido a uma queda (desses n�meros) durante cinco anos, vimos aumentar nos dois �ltimos anos, e � preocupante", disse Guterres, que acrescentou que uma "combina��o de desafios globais" pode levar a novos aumentos de deslocados no futuro.
Esses desafios incluem desde situa��es de emerg�ncia relacionadas � explos�o de conflitos armados at� a degrada��o ambiental devido � mudan�a clim�tica ou � crescente concorr�ncia por recursos cada vez mais escassos.

Segundo o relat�rio apresentado em entrevista coletiva, o n�mero de refugiados sob a responsabilidade direta desse organismo da ONU passou de 9,9 milh�es para 11,4 milh�es no final de 2007.

O n�mero de deslocados por causa de conflitos cresceu de 24,4 milh�es para 26 milh�es, segundo n�meros do Centro de Observa��o de Deslocados Internos.

Entre os deslocados internos, o relat�rio cita tr�s milh�es na Col�mbia - n�mero oferecido pelo Tribunal Constitucional desse pa�s, 2,4 milh�es no Iraque, 1,3 milh�o na Rep�blica Democr�tica do Congo, 1,2 milh�o em Uganda e 1 milh�o na Som�lia.

O relat�rio do Acnur se refere tamb�m a outras categorias que preocupam essa ag�ncia da ONU, entre elas os ap�tridas, os solicitantes de asilo e os refugiados devolvidos a seus pa�ses de origem.

Refugiados e deslocados internos batem recorde em 2007
N�mero de refugiados passou de 9,9 milh�es para 11,4 milh�es em 2007.
Paquist�o, S�ria e Ir� s�o pa�ses que mais abrigam imigrantes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir