Categoria Economia  Noticia Atualizada em 18-06-2008

Chuvas podem fazer EUA comprar mais etanol do Brasil
Opini�o � de porta-voz de associa��o americana de com�rcio do biocombust�vel.
Chuvas podem fazer EUA comprar mais etanol do Brasil
Foto: Reprodu��o/Tv Globo

As chuvas que v�m castigando o Meio Oeste americano - a principal regi�o produtora de etanol no pa�s - e provocando a perda de vastas colheitas de milho poder�o contribuir para que os Estados Unidos importem mais etanol brasileiro.

� essa a opini�o de Matt Hartwig, porta-voz da Renewable Fuels Association (RFA), a associa��o americana de com�rcio para a ind�stria de etanol do pa�s.

Em entrevista � BBC Brasil, Hartwig disse ser poss�vel que os Estados Unidos passem a contar com 'uma crescente importa��o do etanol brasileiro".

"Historicametne, sempre que o mercado de etanol precisou de produtos, os importados entraram e competiram de forma muito eficaz', disse ele.

O representante da associa��o comercial comparou a atual situa��o com a vivida em 2006, quando a ind�stria petrol�fera eliminou da gasolina o aditivo MTBE e o substituiu pelo etanol.

Naquela ocasi�o, conta Hartwig, 'registramos um aumento do etanol importado do Brasil, de na��es caribenhas e tamb�m de outras fontes'.

Subs�dios e tarifas
A ind�stria do biocombust�vel nos Estados Unidos conta com generosos subs�dios do governo e o produto brasileiro enfrenta uma sobretaxa de US$ 0,54 para entrar no mercado americano.

Hartwig afirma que mesmo que o mercado aumente sua demanda por etanol importado, a taxa cobrada sobre o etanol brasileiro n�o deve ser eliminada.

'A tarifa n�o � uma barreira para a entrada do produto brasileiro. Ela existe para prevenir que o contribuinte americano tenha de contribuir para um produto que j� conta com pesados subs�dios nas ind�strias de outros pa�ses'.

O representante comercial acrescenta que 'certamente, os brasileiros fizeram um trabalho admir�vel em construir a sua ind�stria e n�s os saudamos por isso. Mas a nossa posi��o � a de que n�o cabe ao contribuinte americano subsidiar esse desenvolvimento cont�nuo'.

Contrastes
O etanol americano � produzido � base de milho, enquanto que o biocombust�vel brasileiro � feito a partir da cana-de-a��car.

Muitos analistas e at� mesmo o Banco Mundial afirmam que o modelo americano de produ��o de etanol � mais nocivo ao meio ambiente e tem um peso maior sobre o pre�o de alimentos do que o modelo brasileiro, uma vez que o milho tamb�m serve de ra��o de animais de pasto, provocando tamb�m a alta de produtos de su�nos e bovinos.

As enchentes provocaram a disparada do pre�o do milho, que atingiu US$ 8 o b�shel (unidade de medida equivalente, no caso do milho, a 25,4 quilos), o pre�o mais alto j� registrado na hist�ria.

Em um comunicado, o presidente da RFA, Bob Dinneen, afirmou que 'est� claro que esta situa��o sem precedentes dever� fazer com que os pre�os j� elevados de gr�os permane�am em alta, provocando mais sacrif�cios �s ind�strias que dependem de milho e de outras colheitas'.

Fechamento de usinas
A situa��o se agravou ainda com o fechamento de duas usinas de etanol, provocados pelas chuvas. Os Estados Unidos contam com 154 usinas de etanol.

Matt Hartwig argumenta que ainda � cedo para definir quanto os Estados Unidos precisar�o importar, uma vez que n�o se sabe por enquanto o pleno impacto das chuvas.

A Citi Investment Research, a unidade de pesquisas no mercado de a��es do Citibank, disse que cinco plantas de porte m�dio foram fechadas devido � alta do etanol.

Segundo a ag�ncia, devido � alta do milho, os Estados Unidos poder�o perder de 2 a 5 bilh�es gal�es de sua capacidade de produ��o anual de etanol, que atualmente � de 8,8 bilh�es de gal�es anuais.

Atualmente, os americanos importam entre 200 a 300 milh�es de gal�es por ano de etanol.

Chuvas podem fazer EUA comprar mais etanol do Brasil
Opini�o � de porta-voz de associa��o americana de com�rcio do biocombust�vel.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir