Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-06-2008

Itapemirim realiza 6° Confabani
O evento contará com a participação de aproximadamente 46 Corporações Musicais, vindas de diversos estados brasileiros.
Itapemirim realiza 6° Confabani
Foto: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim

Itapemirim realiza 6° Confabani - Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas

A Prefeitura Municipal de Itapemirim, através da Secretaria Municipal de Cultura, estará promovendo o 6° Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim - CONFABANI, nos dias 21 e 22 de junho, na Rua Amphilóquio de Moreno, em frente à Agência do Correio, sede do Município.

Atualmente, o Confabani destaca-se por ser considerado o 4° maior Festival de Bandas e Fanfarras do país e o 1° no Estado do Espírito Santo. O evento contará com a participação de aproximadamente 46 Corporações Musicais, vindas de diversos estados brasileiros.

De acordo com a Comissão Organizadora, o festival deverá reunir cerca de quatro mil integrantes, além da participação de moradores e turistas, que tradicionalmente visitam o município durante o Concurso.

A abertura oficial do CONFABANI será no sábado (21), às 15 horas, com apresentações solenes da Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha do Brasil, da Polícia Militar e da Corporação Musical de Itapemirim, além do discurso de autoridades locais. Logo após terá início a 1ª etapa da competição e show com Vander e Gabriel, às 22 horas. No domingo, o Concurso começará às 09 horas e deverá se estender durante todo o dia, sendo finalizado com a premiação em troféus referentes à classificação em diversas categorias.

Durante o concurso estarão disputando as categorias de Fanfarra Tradicional, Fanfarra com Gatilho, Fanfarra com Pisto e Gatilho, Banda Musical de Marcha,ou Apresentação, Banda de Tambores, Banda Marcial A e Banda Marcial B.

Entre os quesitos a serem julgados destacam-se: repertório, harmonia, melodia, ritmo, interpretação, articulação, dinâmica, afinação, uniformidade, arranjo, adaptação, transcrição, instrumentalidade, alinhamento, cobertura, marcha e garbo. A Comissão Julgadora, composta por membros da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro – FFABERJ - também estará atenta ao desempenho das balizas e balizadores, Regente-Mor, Contra-Regente e Regente (Maestro).

"O Confabani faz parte da identidade cultural de Itapemirim e é reflexo do nosso comprometimento em resgatar a cidadania e a inclusão social, através do encantamento pela musicalidade e pela civilidade", finalizou a Prefeita Municipal em Exercício, Sandra Peçanha de Almeida Marvila.

Aline Machado

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir