Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-06-2008

Campanha de Obama se aproxima de produtores de etanol
O etanol � uma das �reas de diverg�ncia entre Obama e o rival republicano McCain. As elei��es norte-americanas ocorrem em novembro deste ano.
Campanha de Obama se aproxima de produtores de etanol
Foto: Reuters/Reuters

O jornal norte-americano "New York Times" publicou nesta segunda-feira (23) uma reportagem em que liga a campanha do prov�vel candidato democrata � Presid�ncia, Barack Obama, diretamente aos produtores de etanol dos Estados Unidos. Segundo a reportagem, o senador j� deu declara��es claras de que n�o poupar� esfor�os para ajudar a economia nacional a se ver livre da depend�ncia do petr�leo.

"Em �ltima inst�ncia, apoiar a produ��o de etanol ajuda a seguran�a nacional, porque neste momento n�s estamos enviando bilh�es de d�lares para algumas das mais hostis na��es do mundo", disse o senador quando participou da inaugura��o de uma usina de etanol no estado de Iowa, onde ele venceu as primeiras pr�vias eleitorais.

Segundo o jornal, logo ap�s chegar ao Senado, Obama provocou uma controv�rsia ao voar em uma aeronave de propriedade de Archer Daniels Midland, maior produtor de etanol do pa�s.

O etanol � uma das �reas nas quais Obama e o rival republicano John McCain divergem completamente. Enquanto ambos enfatizam a necessidade do pa�s em atingir a "seguran�a energ�tica", eles divergem no papel do etanol nesses esfor�os. Para McCain, passou da hora de se acabar com os multibilion�rios subs�dios do governo aos produtores. J� Obama apoia os subs�dios.

Muitos economistas e especialistas em meio-ambiente, segundo o jornal, tem tido uma postura cr�tica em rela��o aos programas para o etanol. Para eles, as medidas podem beneficiar mais conglomerados de agrobusiness do que pequenos produtores.

Campanha de Obama se aproxima de produtores de etanol
O etanol � uma das �reas de diverg�ncia entre Obama e o rival republicano McCain.
As elei��es norte-americanas ocorrem em novembro deste ano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir