Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2008

Itapemirim Realiza 6° Confabani
A Prefeitura Municipal de Itapemirim, através da Secretaria de Cultura, promoveu neste final de semana
Itapemirim Realiza 6° Confabani
Foto: Comunicação Social PMI

Itapemirim realiza 6° Confabani - Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas

A Prefeitura Municipal de Itapemirim, através da Secretaria de Cultura, promoveu neste final de semana, o 6° Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim - CONFABANI, na sede do município.

Atualmente, o Confabani destaca-se por ser considerado o 4° maior Festival de Bandas e Fanfarras do país e o 1° no Estado do Espírito Santo. O evento contou com a participação de aproximadamente 49 Corporações Musicais, vindas de diversos estados brasileiros.

De acordo com a Comissão Organizadora, o festival reuniu cerca de quatro mil integrantes, além da participação de moradores e turistas, que tradicionalmente visitam o município durante o Concurso.

A abertura oficial do CONFABANI foi no sábado (21), às 15 horas, com apresentações solenes da 2ª Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha do Brasil e da 1ª Corporação Musical de Itapemirim. Logo após teve início a 1ª etapa da competição e show com Vander e Gabriel, às 22 horas. No domingo, o Concurso começou às 10 horas e se estendeu durante todo o dia, sendo finalizado com a premiação em troféus referentes à classificação em diversas categorias.

Durante o concurso disputaram as categorias de Fanfarra Tradicional, Fanfarra com Gatilho, Fanfarra com Pisto e Gatilho, Banda Musical de Marcha ou Apresentação, Banda de Tambores, Banda Marcial A e Banda Marcial B.

O Concurso foi julgado por membros da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro – FFABERJ. As bandas musicais das Escolas da Rede Pública de Ensino e a Corporação Musical de Itapemirim destacaram-se pela afinação, dinamismo e uniformidade das apresentações.

"O Confabani faz parte da identidade cultural de Itapemirim e é reflexo do nosso comprometimento em resgatar a cidadania e a inclusão social, através do encantamento pela musicalidade e pela civilidade. O evento foi um sucesso graças à determinação da administração municipal, dos inúmeros voluntários que colaboraram e, principalmente, pela maciça participação da população e das bandas", finalizou a Prefeita Municipal em Exercício, Sandra Peçanha de Almeida Marvila.

Aline Machado
DRT/PR 05445

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir