Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2008

Nova calçada da Paulista já está toda suja de chicletes
Na parte mais clara, é comum ver marcas pretas de goma de mascar suja pela poluição.
Nova calçada da Paulista já está toda suja de chicletes
Foto: Luísa Brito/G1

Antes mesmo de ser inaugurado, ainda na fase final de reforma, o novo piso da calçada da Avenida Paulista já está todo carimbado por chicletes. Na parte mais clara da calçada, chamam a atenção os vários pontos pretos que a goma de mascar deixa no concreto.

"Gente de todo tipo, rico e pobre, joga chiclete no chão. Para mim isso é falta de educação", comenta o entregador de panfletos Marcos Menezes, de 30 anos, que há três meses trabalha na esquina da Rua Augusta com a Paulista, no sentido Paraíso, um dos pontos mais marcados de toda a avenida.

Segundo ele, o horário mais crítico é entre meio-dia e 13h quando os estudantes saem das aulas e, sem preocupação de procurar uma lixeira, jogam o chiclete no chão. Menezes conta que já se posiciona perto de um recipiente de lixo para recolher os panfletos que as pessoas venham a jogar no chão.

A calçada da Paulista, que era feito de mosaico português, começou a ser reformada em julho e está tendo seu piso trocado por concreto moldado in loco, um material que prioriza a acessibilidade. Na maior parte da calçada é usada a cor cinza grafite e nas esquinas a prefeitura optou pelo cinza médio, por ser uma forma de alertar aos deficientes visuais, que têm visão parcial, de que estão próximos de uma rua. A reforma, orçada em R$ 8,1 milhões, deve ser finalizada em julho, segundo o governo municipal.

As marcas de chiclete são mais presentes nas esquinas - onde ficam as partes mais claras do novo piso - e também perto das saídas de metrô, pontos mais movimentados da avenida.

A vendedora Vanessa Maria Lopes, de 25 anos, já está acostumada a apanhar chicletes do chão que são jogados em frente à banca de revistas onde trabalha. "Tiro logo porque os clientes podem ficar com o chiclete colado no sapato", diz ela. "Quando a pessoa acabou de jogar, dá para tirar só pegando com um papel. Se alguém já pisou, pego um pedaço de papelão e fico raspando até o chiclete largar."

Francisco Zorzete, diretor superintendente da Companhia do Restauro, explica que o material da goma de mascar penetra no concreto e é difícil de ser removido. A limpeza, segundo ele, tem de ser feita de forma manual, com uma espátula e depois deve ser aplicado um jato de água com detergente para tentar tirar todo o material.

A avenida tem 55 mil metros quadrados de calçada e um movimento de 1,7 milhão de pessoas em dias úteis. No quarteirão que fica entre as ruas Augusta e a Haddock Lobo, um dos mais sujos por chiclete, há um agravante que é o fato de só haver uma lixeira em cada esquina. Uma delas, na esquina da Augusta, estava repleta de dejetos às 8h30 da terça-feira (24) e era difícil conseguir encaixar algo mais ali. "Quando a lixeira está assim aí é que as pessoas jogam as coisas no chão porque ninguém quer parar e empurrar o lixo para dentro", diz o entregador de panfletos Menezes.

Para a diretora superintendente da Associação Paulista Viva, Marly Lemos, o fato de as pessoas jogarem chiclete no chão é "falta de educação de berço", como se refere. "Isso é culpa da falta de educação do povo, educação que se aprende em casa. O governo não tem de ensinar as pessoas a jogar lixo no lixo. O governo tem que dar instrução, ensino", cita.

Como as pessoas não têm essa consciência, tanto Marly como Zorzete acham que a prefeitura poderia fazer uma campanha de conscientização que apelasse pelo bom comportamento das pessoas. "A gente luta para ter a Paulista como cartão-postal de São Paulo e ela não merece essa sujeira", afirma Marly.

Prefeitura
A Secretaria Municipal de Subprefeituras, responsável pela obra da nova calçada, informou que na segunda-feira (23) começou a fazer uma raspagem para limpar os chicletes e esse serviço será feito periodicamente enquanto for preciso. Segundo o órgão, a calçada é varrida oito vezes por dia.

Nova calçada da Paulista já está toda suja de chicletes
Na parte mais clara, é comum ver marcas pretas de goma de mascar suja pela poluição.
Prefeitura diz que começou a fazer raspagem no piso para tirar marcas.

Fonte: Luísa Brito

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir