Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-06-2008

Hillary sobe ao palanque de Obama, pede votos e união
No primeiro comício conjunto pós-prévias, senadora conclamou os democratas à união
Hillary sobe ao palanque de Obama, pede votos e união
Foto: G1

Os democratas Barack Obama e Hillary Clinton, ex-rivais nas prévias da eleição presidencial dos EUA, subiram ao palanque juntos pela primeira vez depois do fim das primárias em um comício na cidade de Unity, em New Hampshire, na tarde desta sexta-feira (27).

O cerimonial foi cuidado para valorizar a presença da ex-senadora, que falou primeiro, para as cerca de 6.000 pessoas que compareceram ao comício. Derrotada nas prévias, ela pediu votos para o candidato vitorioso, Obama, conclamou à unidade do Partido Democrata depois das tensas primárias e criticou o provável adversário republicano, o senador pelo Arizona John McCain.

Ela se dirigiu aos seus apoiadores que estão pensando em não votar ou em votar em McCain. "Eu fortemente recomendo que vocês reconsiderem", disse.

A senadora por Nova York ironizou os republicanos, dizendo que, com certeza, eles esperavam que ela não fosse apoiar Obama.

"Mas eu tenho novidades para eles: nós somos um partido, nós somos uma América e não vamos descansar enquanto não tomarmos de volta o nosso país e colocá-lo de novo no caminho da paz, da prosperidade e do progresso neste século 21", disse.

Ela disse que quem quer mudanças deve voltar em Obama. McCain, ao contrário, significa uma continuidade do governo de George W. Bush e "quatro anos mais da mesma coisa" - conservadorismo na escolha de juízes, facilidades fiscais para grandes empresas e permanência das tropas no Iraque.

"No final, o senador McCain e o presidente Bush são como dois lados da mesma moeda, e isso não significa muita mudança", disse. "Se você acha que nós precisamos de um novo rumo, de uma nova agenda, então vote em Barack Obama e você vai ter a mudança que você precisa e merece."

Obama falou em seguida. Ele também elogiou a ex-rival das primárias e disse que sua candidatura foi "histórica", ainda que não vitoriosa.

Obama disse também que os democratas precisam de Bill e Hillary no partido nos próximos anos para implantar as mudanças de que o país precisa. Segundo ele, os Clinton são "pilares" do partido.

O senador por Illinois disse também que a campanha de Hillary mostrou às mulheres que elas podem fazer tudo o que os homens podem. "Elas podem fazer bem, elas podem fazer melhor", disse Obama sob aplausos do público.

Obama citou as principais prioridades do próximo presidente dos EUA: a guerra no Iraque, o aquecimento global e a economia. Ao falar sobre suas propostas para o sistema de saúde, Obama também aproveitou para alfinetar McCain. Segundo ele, o plano do republicano nesse assunto é "não fazer nada".

Unificação
A aparição dos ex-adversários juntos mostra a tentativa de reaproximação e a esperança de unificação do partido na reta final da campanha. A cidade de Unity (unidade, em português) foi escolhida pelo seu valor simbólico: nas prévias, os dois pré-candidatos terminaram empatados ali, com 107 votos cada.

Na quinta-feira, os dois já haviam participado de uma reunião privada com patrocinadores de Hillary em Washington.

Obama depende dos votos de eleitores de Hillary, e ela, por sua vez, precisa da ajuda do senador para ajudar a pagar sua dívida de campanha. Obama já declarou que ajudará a ex-primeira-dama com seus problemas financeiros.

Três dos maiores apoiadores de Hillary - os advogados Cheryl Mills e Robert Barnett e o companheiro de longa-data Minyon Moore - estão negociando seu envolvimento na campanha democrata.

Hillary sobe ao palanque de Obama, pede votos e união partidária e critica McCain
No primeiro comício conjunto pós-prévias, senadora conclamou os democratas à união.
Ela pediu votos para Obama e disse que McCain e Bush são "dois lados da mesma moeda"

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir