Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-06-2008

Uribe pede referendo sobre repetição de eleições de 2006
O presidente da Colômbia Alvaro Uribe gesticula durante discurso em Bogotá
Uribe pede referendo sobre repetição de eleições de 2006
Foto: Juan Felipe Barriga / Presidência da Colômbia / AFP

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, pediu ao Congresso que faça tramitar "com a maior rapidez" a proposta de uma consulta popular para decidir sobre a necessidade ou não de se repetir as eleições presidenciais de 2006, nas quais ele foi reeleito.

"Convocarei o Congresso para que tramite com a maior rapidez um projeto de lei de referendo, que chame a população a ordenar a imediata repetição das eleições", disse o presidente, em um pronunciamento transmitido por rádio e televisão na noite desta quinta-feira.

O anúncio de Uribe foi feito horas depois que, em uma decisão sem precedentes, a Suprema Corte de Justiça da Colômbia pediu à Corte Constitucional que investigue a legalidade de um ato legislativo de 2004 que permitiu a reeleição para presidente.

O pedido da Suprema Corte foi motivado pela condenação da ex-congressista Yidis Medina, que recebeu pena de 47 meses de prisão por receber suborno em troca de seu voto.

O voto favorável de Medina em 2004 foi crucial para a aprovação no Congresso da reforma constitucional permitindo que Uribe concorresse a um segundo mandato.

Outro ex-congressista, Teodolindo Avendano, também é investigado por suposta ligação com o esquema de suborno.

Uribe foi reeleito em maio de 2006, com mais de 60% dos votos. Atualmente, ele conta com índice de aprovação de 84%.

Segundo o correspondente da "BBC" em Bogotá, Hernando Salazar, a reação de Uribe significa praticamente um rompimento de suas relações com a Corte, que já enviou à prisão mais de 30 congressistas, boa parte deles integrantes da coalizão de governo, por ligações com grupos paramilitares.

Uribe pede referendo sobre repetição de eleições de 2006 na Colômbia

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir