Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-06-2008

Quatro mil balões são soltos em Copacabana em protesto
Balões vermelhos são vistos nas areias da praia de Copacabana, zona sul do Rio, nesta sexta-feira, em protesto da ONG "Rio de Paz"
Quatro mil balões são soltos em Copacabana em protesto
Foto: Rafael Andrade/Folha Imagem

Juliana Castro
Do Rio de Janeiro

A praia de Copacabana amanheceu com quatro mil balões vermelhos que simbolizavam as pessoas que poderão morrer, até o fim do ano, vítimas da violência no Rio de Janeiro.

"É curioso como uma cidade tão bonita como essa chegou a esse ponto", disse a cabeleireira Cláudia Moreira. "Acho que tem que ser feito algo urgente. Os governantes têm que fazer alguma coisa urgente."

O protesto "Os quatro mil que estão para morrer. Quem nos salvará?" foi organizado pela ONG Rio da Paz, que estipulou o número de mortes tendo como base levantamentos de anos anteriores.

"Pegamos os dados oficiais do Instituto de Segurança Pública, mais uma projeção que foi feita pelo Cesec, e chegamos a essa conclusão", explicou Antônio Costa, coordenador da organização não-governamental. "Se as estatísticas dos anos anteriores forem reeditadas nos próximos seis meses, quatro mil vidas serão ceifadas."

A dona-de-casa Rosalina Drummond se disse chocada. "Felizmente eu não estou no grupo de quem já sofreu algum tipo de violência, mas infelizmente pode acontecer com a minha família e essa é uma reflexão muito grande. Fico tocada por esse momento."

Os pais da adolescente Gabriela Prado, morta durante um assalto à uma estação de metrô do Rio de Janeiro, em 2003, também participaram da manifestação. "O que a gente pede é que simplesmente as pessoas participem para poder, através da pressão popular, cobrar do governo mudanças, não só nas leis, como na política de segurança pública também", disse o pai de Gabriela, Carlos Santiago.

A ONG também colhia assinaturas para um manifesto que será enviado a autoridades cobrando mais ação do Estado na área de segurança pública. "Sou grata a Deus e à Nossa Senhora porque minha filha foi assaltada e só levaram o carro dela. Tenho mais é que assinar duzentas vezes", contou a aposentada Alódia Brasil.

"A gente não sabe mais onde morar. Dentro de casa não tem segurança, de vez em quando uma bala perdida aparece. Até quando vamos ficar assim?", desabafou a dona-de-casa Jamília Verbugue.

Quatro mil balões são soltos em Copacabana em protesto contra a violência

Fonte: Juliana Castro
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir