Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2008

Morales sofre derrota ao perder departamento de Chuquisaca
A camponesa ind�gena de etnia qu�chua Savina Cu�llar (c.), candidata da oposi��o ao governo de Evo Morales na disputa pelo Governo do departamento
Morales sofre derrota ao perder departamento de Chuquisaca
Foto: Mart�n Alipaz / EFE

Sucre (Bol�via), 29 jun (EFE).- A camponesa ind�gena de etnia qu�chua Savina Cu�llar, candidata da oposi��o na disputa pelo Governo do departamento (estado) boliviano de Chuquisaca, venceu seu principal oponente no pleito, o governista W�lter Valda, segundo as pesquisas de boca-de-urna divulgadas por meios de comunica��o locais.

As sondagens divulgadas pelas redes de TV "ATB", "PAT" e "Unitel" indicam que Cu�llar recebeu entre 55% e 60% dos votos.

J� Valda obteve o apoio de entre 36% e 40% dos eleitores do departamento, que foram �s urnas temendo epis�dios violentos entre grupos governistas e opositores.

No entanto, o pleito transcorreu sem maiores incidentes, at� �s 16h (17h de Bras�lia), quando as autoridades eleitorais ordenaram o fechamento das se��es devido �s "oito horas cont�nuas" de vota��o previstas na lei boliviana.

Os persistentes rumores da chegada a Chuquisaca de cocaleiros favor�veis ao presidente Evo Morales e de jovens radicais autonomistas do departamento vizinho de Santa Cruz marcaram as primeiras horas deste dia de elei��o, durante o qual autoridades e candidatos pediram que a popula��o n�o entrasse em confronto.

O �nico fato que poderia romper a tranq�ilidade do dia foi a deten��o, nesta manh�, de tr�s jovens estudantes que estavam no centro de Sucre, a capital do departamento, com pelo menos 27 bananas de dinamite.

O vice-ministro do Interior, Rub�n Gamarra, parabenizou a Pol�cia pelas deten��es, j� que, segundo disse, os universit�rios planejavam provocar "mortes".

"Eles queriam gerar viol�ncia buscando mortes, porque n�o podem buscar outra coisa", acrescentou Gamarra em uma entrevista coletiva em Sucre.

O vice-ministro tamb�m acusou os l�deres do principal partido da oposi��o, o Poder Democr�tico e Social (Podemos), de procurar a Promotoria para defender os jovens.

Outro incidente havia sido registrado ontem, quando um inc�ndio atingiu o morro em que ficam instaladas as antenas de TV locais, o que provocou uma queda nos sinais e a interrup��o passageira das transmiss�es.

Os canais, tanto o estatal como os privados, denunciaram um atentado. No entanto, a Pol�cia n�o p�de confirmar tal hip�tese e se limitou a anunciar a abertura de uma investiga��o.

A elei��o de hoje teve que ser antecipada por causa da fuga para o Peru do governador anterior, o governista David S�nchez, durante os confrontos de novembro nos quais foram tr�s pessoas morreram pelo menos 300 ficaram feridas.

Na ocasi�o, os habitantes de Sucre protagonizaram um violento protesto contra a Assembl�ia Constituinte, que tinha exclu�do de sua agenda o debate sobre a transfer�ncia dos poderes Executivo e Legislativo de La Paz para a cidade, sede do Poder Judici�rio.

A mobiliza��o para que Sucre volte a ser sede da Presid�ncia e do Congresso e a autonomia departamental foram os principais temas de campanha.

O tempo inteiro, o Governo disse que Cu�llar pretende incluir Chuquisaca no bloco autonomista liderado pelo departamento de Santa Cruz.

Nos �ltimos meses, os opositores desafiaram o Governo aprovando as autonomias de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando, em referendos classificados pelo Executivo como ilegais e separatistas.

As mesas em Chuquisaca abriram hoje �s 8h (9h de Bras�lia), ap�s um ato oficial no qual a Corte Departamental Eleitoral denunciou que a televis�o estatal e um canal local opositor desrespeitaram a normativa que pro�be a veicula��o de propaganda pol�tica nos tr�s dias anteriores � elei��o.

Cu�llar, que era favorita nas pesquisas, votou em um bairro de Sucre por volta das 10h15 da manh� (11h15 de Bras�lia), confiante em sua vit�ria.

A ind�gena, que participou da Assembl�ia Constituinte pelo governista Movimento ao Socialismo (MAS), lembrou que o presidente Morales prometeu respeitar os resultados deste domingo.

Disse ainda que, como mulher, sabe como conduzir sua fam�lia e seu lar, tem experi�ncia no campo e, assim, tamb�m conseguir� dirigir com determina��o o Governo de Chuquisaca.

Por sua vez, Valda votou na se��o instalada no aeroporto por volta das 11h (12h de Bras�lia).

"De modo geral, acho que at� agora a vota��o � pac�fica e acho que deve continuar assim. Para o bem da democracia e de Chuquisaca, devemos continuar assim", comentou Valda � imprensa.

"Desejamos muito que este dia democr�tico realmente seja uma festa", acrescentou.

Morales sofre derrota ao perder departamento de Chuquisaca para a oposi��o

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir