Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 02-07-2008

Choques entre manifestantes e policiais matam 5 e ferem 300
Ve�culos incendiados por manifestantes s�o vistos em frente � sede do partido governista da Mong�lia, na capital Ulan Bator
Choques entre manifestantes e policiais matam 5 e ferem 300
Foto: Kyodo News / AP

Em Pequim

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas em enfrentamentos entre policiais e manifestantes em Ulan Bator, capital da Mong�lia, cujo presidente declarou o estado de emerg�ncia, informa hoje o portal de not�cias "Mongolia Web News".

Mais de seis mil manifestantes tomaram ontem as ruas da capital mongol para protestar contra a suposta fraude eleitoral nas elei��es parlamentares realizadas no domingo passado, em um protesto que acabou em fortes enfrentamentos.

O Ex�rcito tomou a pra�a principal de Ulan Bator, onde est� situado o Parlamento, enquanto a Pol�cia isolou o centro da cidade, disseram testemunhas citadas pela "Xinhua".

Apesar de a Comiss�o Eleitoral Geral ainda n�o ter publicado os resultados das elei��es, a imprensa local informou que o governante Partido Popular Revolucion�rio (PRPM) obteve uma vit�ria folgada, o que levou o opositor Partido Democr�tico a exigir uma nova apura��o.

O presidente da Mong�lia, Nambaryn Enkhbayar, declarou ontem � noite quatro dias de estado de emerg�ncia, e o toque de recolher entre as 22h (11h de Bras�lia) e as 8h (21h de Bras�lia) na capital do pa�s.

O decreto presidencial pro�be ainda reuni�es p�blicas e transmiss�es dos meios de comunica��o independentes.

A crise come�ou quando a imprensa local informou que o PRPM, antigo Partido Comunista, obteve 40 das 76 cadeiras que comp�em o Parlamento.

O l�der da oposi��o, Tsakhia Elbegdorj, acusou ontem o PRPM de "atividades il�citas" para "roubar" a vit�ria dos democratas.

Choques entre manifestantes e policiais matam 5 e ferem 300 na Mong�lia

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir