Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-07-2008

EM QUEM VOTAR NESSAS ELEIÇÕES?
Tão próximos às eleições e nenhum dos postulantes à candidatura me convenceu que de que merece meu voto
EM QUEM VOTAR NESSAS ELEIÇÕES?

Em pleno ano eleitoral, e, principalmente, às vésperas das eleições, não houve sessão na Câmara Municipal de Itapemirim na última quarta-feira (02/07), segundo dizem, por falta de quorum. Ordinária ou extraordinária havia pessoas aguardando para assisti-la. A maioria dos vereadores não compareceu à Casa de Leis por quê? Enfim. Sou eleitor, sou jornalista e sou cidadão!

Tão próximos às eleições e nenhum dos postulantes à candidatura me convenceu que de que merece meu voto. Questiono-me a cada dia: qual é o papel do vereador. Sempre me convenço de que deveria ser fiscalizar o Executivo, aprovar ou não as contas deste, elaborar e aprovar leis em favor dos cidadãos, mas não percebo uma participação realmente voltada à necessidade do povo.

Dar nome as ruas é importante? Sim, porém, não apenas. Receber salários para trabalhar três dias na semana (quando trabalham) e comprar votos nos outros quatro é fácil, e infelizmente isso ocorre na maioria das cidades brasileiras.

Se é de competência do vereador buscar no seio da sociedade as preocupações coletivas, levando para debate na Câmara questões relacionadas à segurança pública, saneamento, limpeza, educação, saúde, turismo, meio ambiente, entre outros temas de interesse comum, porque tais temas são tão raros?

Se como representante do povo, o vereador tem a obrigação de ser o porta-voz das minorias, dos grupos organizados, das associações, dos sindicatos e do cidadão consciente dos deveres do Poder Público e das necessidades da população, porque não percebemos sua participação junto aos mesmos?

Quero propostas! Terão o meu voto, mas vou trocar favores sim! Toma lá, dá cá! Tome meu voto. Dê-me propostas coesas. Chega de blá-blá-bla! Promessas? Basta!

A campanha, legalmente começa neste início de mês. Que a mesma seja para esclarecimento. Chega de bajulações. Basta de papagaios de pirata. ‘Tapinhas’ nas costas. Agora crianças desprovidas economicamente agora ganham colo.

Até quando? Queremos política. Basta de politicagem. É o que eu quero para Itapemirim, Marataízes, Cachoeiro, para o Espírito Santo, para a Região Sudeste, para o Brasil? Utopia? Talvez! Se eu for o único. Mas se o quisermos juntos, será realidade... Obs.: O Impacto Notícias circulará na próxima quarta-feira, 09/07. O espaço está aberto à comunidade, ao eleitor, e a quem possa interessar.

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir