Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-07-2008

Marataízes ganhará equipe de doutores
Nova equipe de doutores promete curar com alegria e evangelização
Marataízes ganhará equipe de doutores
Foto: http://marciojames.files.wordpress.com

Marataízes ganhará equipe de doutores formada por jovens católicos

Os inimigos dos laboratórios químicos. Nova equipe de doutores promete curar com alegria e evangelização.

Proporcionar alguns instantes de riso e felicidade para esquecer momentos que talvez sejam os piores na vida de uma pessoa. Esta é a missão de um grupo de voluntários formado por jovens da célula de Promoção Humana do Ministério Jovem Pax Domini da Renovação Carismática Católica de Marataízes.

O primeiro projeto social elaborado pelo ministério jovem da Paróquia Santíssima Trindade, os "Doutores da Esperança" tem como objetivo inverter o quadro de falta de atividade lúdica e humanização hospitalar. Estudos realizados na Universidade de Stanford, na Califórnia, comprovam que pacientes necessitam de uma quantidade menor de medicamentos contra as dores após terem se tornadas pessoas mais humoradas.

Em 2000 foi apresentado por pesquisadores no Congresso da Associação Americana do Coração, um trabalho que comprova que o riso libera óxido nítrico, conhecido por dilatar vasos sanguíneos, ou seja, um bom aliado para o coração.

Além de visitas a leitos hospitalares e Pronto-socorro, a equipe "Doutores da Esperança" também visitará orfanatos, casas de apoio e recuperação (em especial as crianças e jovens); crianças e jovens que sofrem distúrbios emocionais na família; alunos do PETI e APAE de Marataízes, dentre outros que ainda estão em análise.

"Em nossa receita não há contra-indicações. Promover o sorriso não se torna para nós uma brincadeira de picadeiro, mas um trabalho sério e gratificante, pois o sorriso que receberemos dos enfermos talvez seja o ultimo em sua vida" contesta Thiago Silva, coordenador do Ministério Pax Domini e fundador do projeto.

O projeto levou sete meses para ser concluído, exigindo analises sobre projetos semelhantes e estudos das maiores necessidades do público-alvo em nossa região, no caso os enfermos e carentes de afeto familiar.A fase atual em desenvolvimento é a busca por parcerias e amigos interessados em patrocinar os "Doutores".Os interessados a firmar parceria com o projeto e salvar vidas através do sorriso devem procurar a secretaria paroquial de Marataízes pelo telefone (28) 3532-1877, ou enviar um e-mail solicitando maiores informações para: ministé[email protected]
Quanto mais parceiros e amigos juntos, mais esperança nos corações!

Fonte: Célula de Comunicação Social – Ministério jovem Pax Domini


O que o Riso pode fazer:
Alivia a tensão: mesmo em momentos de nervosismo o riso pode reduzir o estresse e a ansiedade

Atenua a dor:
Rir libera a endorfina, hormônio produzido no cérebro que produz sensação de bem-estar e alivia a dor.

Diminui a pressão arterial:
No sistema cardiovascular, rir aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial. Isso promove a vasodilatação das artérias ocasionando uma queda de pressão benéfica para os hipertensos.

Dá mais oxigênio:
Rir aumenta a quantidade de oxigênio captada pelos pulmões e facilita a saída de gás carbônico

Fortalece o sistema imune:
Não está comprovado o fato de quem ri fica menos doente, mas os pesquisadores já sabem que o riso aumenta a liberação de células do sistema imune, fortalecendo nossas defesas.

Ajuda na memorização:
Rir durante a apresentação de uma aula ou palestra aumenta o interesse e facilita a aprendizagem.

Fonte: Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP)

    Fonte: Célula de Comunicação Social – Ministério jovem Pax Domini
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir