Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-01-2006

A Difícil Tarefa de Administrar
Administrar qualquer coisa não uma das tarefas mais fáceis, muito pelo contrario talvez seja a mais difícil
A Difícil Tarefa de Administrar

Administrar qualquer coisa não uma das tarefas mais fáceis, muito pelo contrario talvez seja a mais difícil. Administrar segundo nosso dicionário quer dizer: dirigir, gerir, conferir, governar.

E administrar uma cidade, por exemplo, é com certeza a tarefa mais difícil, mais difícil que administrar um estado ou mesmo a nação, sim, porque na administração de uma cidade o administrador esta em contato direto com as pessoas, com o povo, é diferente de administrar um estado ou o país, onde o administrador não tem esse contato direto com as pessoas, um governador de estado ou o presidente do país tem um aparato de segurança tão grande que impede qualquer contato das pessoas, do povo com esse administrador.

Salvo nas poucas solenidades onde é permitida a presença de umas poucas pessoas e mesmo assim na maioria das vezes essas pessoas são selecionadas.

O administrador de uma cidade não tem esse aparato de segurança para prete-lo daqueles que o colocaram naquela cadeira de administrador da cidade, não, muito pelo contrario ele esta exposto a essas pessoas e é assim que têm que ser, afinal o administrador da cidade precisa estar em constante contato com as pessoas exatamente para saber quais são as necessidades e os desejos dessas pessoas. Pois, quando alguém se propõe ser administrador de uma cidade, se dirige a essas pessoas e pedem a elas que a coloquem naquela cadeira, através do voto.

E o mais difícil para o administrador de uma cidade, é que ele precisa atender a interesses e necessidades de diversas pessoas e isso não é fácil. Nem mesmo Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, mas o administrador de uma cidade precisa pelo menos atender os interesses e necessidades da maioria daquelas pessoas que o colocaram na cadeira de administrador, e para isso é preciso primeiro identificar onde esta essa maioria, quais são os interesses e necessidades dessa maioria, manter permanente dialogo com essa maioria.

Nem sempre é possível confiar na opinião de seus auxiliares e colaboradores diretos, o administrador de uma cidade tem uma tarefa mais difícil porque precisa estar em permanente contato com as pessoas que o colocam na cadeira de administrador.

Luiz Carlos Silva dos Santos
É presidente da Aciva–Associação Comunitária do Distrito de
Itaipava.
Presidente da Coomita – Cooperativa de Itaipava
Membro do diretório municipal do PT de Itapemirim


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luiz Carlos S. Santos    |      Imprimir