Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 06-07-2008

Nadal vence Grand Slam em cima de Roger Federer
Eu estava enfrentando um advers�rio extremamente qualificado e por isso n�o me surpreendi com a rea��o dele ap�s os 2 a 0
Nadal vence Grand Slam em cima de Roger Federer
Foto: Agencia Reuters

O "Rei do saibro" aprendeu mesmo a jogar na grama. Determinado, o espanhol Rafael Nadal venceu uma batalha dur�ssima de 4h48m de dura��o contra Roger Federer e conquistou seu primeiro t�tulo no Torneio de Wimbledon, Grand Slam de maior prest�gio do Circuito Mundial. O vice-l�der do ranking, que perdeu o t�tulo da competi��o para o su��o nas decis�es dos dois �ltimos anos, quase levou uma virada ap�s duas interrup��es por causa da chuva, mas venceu por 3 a 2, parciais de 6/4, 6/4, 6/7(5/7), 6/7 (8/10) e 9/7.

Com a derrota, Federer foi destronado no "quintal de sua casa" e teve interrompida uma seq��ncia de 65 vit�rias na grama. O l�der do ranking n�o conseguiu se redimir nesta temporada: ainda n�o ganhou um t�tulo sequer em Grand Slams ou Masters Series. Campe�o de Wimbledon nos �ltimos cinco anos, o su��o n�o perder� a lideran�a do ranking mundial ap�s a derrota, mas ver� o espanhol ganhar for�a na luta pelo posto de melhor do mundo. Nadal, que arrasou o su��o na decis�o deste ano de Roland Garros, venceu pela d�cima vez em 14 finais contra seu maior rival.

Confiante, Nadal come�ou a todo vapor. Com a for�a habitual de suas jogadas, o espanhol conseguiu controlar o in�cio da partida. No terceiro game, quebrou o saque de Federer e abriu 2 a 1, algo que havia acontecido apenas duas vezes com o su��o no torneio deste ano. Para tentar frear o espanhol, Federer apostou na agressividade. No entanto, cometeu erros e n�o aproveitou as chances que teve para empatar. No d�cimo game, com o advers�rio sacando para fechar, conseguiu tr�s break points, mas os desperdi�ou. Melhor para Nadal, que precisou de tr�s set points para garantir a vit�ria por 6/4 na primeira parcial.

A primeira derrota em um set no torneio de 2008 n�o abalou Federer, que voltou para a quadra motivado. Com uma direita muito eficiente, o su��o conseguiu quebrar o saque de Nadal no segundo game, feito que comemorou com muita vibra��o. O l�der do ranking abriu 4 a 1 de vantagem, mas cometeu um erro fatal: perdeu a concentra��o. O espanhol aproveitou e conseguiu devolver a quebra no s�timo game. Mais agressivo nos ataques, Nadal venceu tr�s games seguidos e abriu 5 a 4. Ajudado pelo vento, Federer conseguiu um break point, mas o n�mero 2 do mundo se imp�s e garantiu a vit�ria por 6/4.

Federer luta muito, mas n�o evita derrota No terceiro game do set seguinte, um susto: Nadal escorregou ao tentar uma devolu��o e machucou o joelho direito, um de seus pontos fracos. Mancando, o espanhol se poupou e deu chances a Federer. O su��o chegou a ter tr�s break points no sexto game, mas os desperdi�ou. No entanto, logo em seguida, a situa��o se inverteu: com Federer no saque, Nadal abriu 40 a 0, mas o l�der do ranking conseguiu evitar a quebra, beneficiado por erros do rival. Com o su��o na frente por 5 a 4, a chuva, que atrasara o in�cio da partida, voltou a aparecer e interrompeu o duelo. Na volta, o equil�brio entre os oponentes levou o jogo para o tie-break. Com saques excelentes, Federer levou a melhor e venceu por 7/6 (5).

O su��o ganhou confian�a com o resultado, e voltou a ser mais agressivo no quarto set, disposto a levar a partida para o desempate. Nadal, por sua vez, perdeu um pouco do ritmo. A partida foi para o tie-break novamente, e o espanhol teve na m�o a chance para sair de Londres campe�o: perdeu dois match points. Empurrado pela torcida, Federer foi premiado por sua persist�ncia e venceu por 7/6 (8).

Abalado, Nadal cometeu erros bobos no quinto set, facilitando a vida de Federer. O espanhol, no entanto, ganhou uma chance para se refazer quando a chuva voltou e interrompeu a parcial, ent�o empatada em 2 a 2. Mais concentrado, conseguiu resistir aos ataques de Federer e, ap�s uma longa batalha, quebrou o saque do n�mero 1 do mundo no 15� game. Em seguida, com o advers�rio sacando para fechar, Federer salvou um match point de maneira incr�vel, mas n�o evitou a derrota. Nadal garantiu seu primeiro t�tulo no All England Club e mostrou que pode vencer na elite do t�nis fora do saibro de Roland Garros.

"Feliz por vencer o melhor tenista da hist�ria". Foi desta forma que Rafael Nadal resumiu seu sentimento ap�s o resultado hist�rico sobre o su��o Roger Federer, neste domingo, em Wimbledon. na entrevista ap�s a conquista. A vit�ria por 3 sets a 2 em 4h48min imp�s ao su��o a primeira derrota em piso de grama ap�s 65 partidas.

- Jamais imaginei vencer um jogador como o Federer na grama. Tinha consci�ncia de que ele era o favorito, mas sempre tive o sonho de vencer em Wimbledon e agora consegui. A felicidade � ainda maior porque Federer � o melhor jogador de t�nis da hist�ria � festeja.

Primeiro jogador canhoto a vencer a etapa inglesa do Grand Slam desde Goran Ivanisevic em 2001, Nadal iniciou a comemora��o desabando de costas no ch�o. Depois deu um longo abra�o em Federer na rede e, em seguida, escalou as cadeiras da quadra central at� chegar ao local onde estavam seus pais e seu treinador. J� chorando muito e abra�ado a uma bandeira da Espanha, foi caminhado sobre as cadeiras e cumprimentou membros da fam�lia real inglesa.

- Eu estava enfrentando um advers�rio extremamente qualificado e por isso n�o me surpreendi com a rea��o dele ap�s os 2 a 0. Devo agradecer � minha fam�lia, meu t�cnico e a Carlos Costa, meu manager. Obrigado tamb�m ao pr�ncipe e � princesa pela presen�a.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir