Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 07-07-2008

Ataque suicida contra embaixada mata 41 em Cabul
Policiais afeg�os guardam local onde um carro bomba explodiu matando ao menos 41 pessoas, segundo a imprensa local
Ataque suicida contra embaixada mata 41 em Cabul
Foto: Omar Sobhani/Reuters

Um atentado suicida na entrada da embaixada da �ndia em Cabul, no Afeganist�o, deixou pelo menos 41 mortos e mais de 140 feridos nesta segunda-feira.

De acordo com os primeiros relatos, v�rias pessoas faziam filas em frente ao local para obter vistos quando um homem-bomba lan�ou um carro carregado com explosivos contra os port�es da embaixada. Entre os mortos est�o civis e for�as de seguran�a. Dois carros da embaixada foram destru�dos e v�rios pr�dios das redondezas ficaram danificados pela explos�o.

Abdul Raziq, que distribu�a jornais perto da embaixada, disse � BBC ter "visto vidros despencando do pr�dio antes de a �rea ser cercada por ambul�ncias".

O correspondente da BBC em Cabul Martin Patience afirmou que at� agora nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

Ataque covarde Analistas acreditam que a representa��o diplom�tica indiana tenha sido alvo do ataque por causa do estreito relacionamento da �ndia com o Afeganist�o. O governo indiano est� financiando v�rios projetos de infra-estrutura no pa�s.

Em um comunicado, a �ndia condenou o que chamou de ataque de "terroristas covardes". "Ataques como esse n�o v�o nos deter de cumprir nossos compromissos com o governo e o povo afeg�o", disse um porta-voz do governo indiano. Este foi o pior atentado a atingir a capital afeg� desde setembro do ano passado, quando um �nibus foi atacado, provocando a morte de 30 pessoas.

Em abril, o presidente afeg�o, Hamid Karzai, sofreu uma tentativa de assassinato em Cabul e, no in�cio do ano, militantes do grupo Taleb� atacaram um hotel matando dezenas de pessoas.

Ataque suicida contra embaixada mata 41 em Cabul

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir