Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-07-2008

Países ricos e emergentes não fixam metas concretas
Foto do Ministério do Exterior do Japão mostra o encontro entre os presidentes George W. Bush (esq.), dos EUA, e Hu Jintao, da China
Países ricos e emergentes não fixam metas concretas
Foto: Ministério do Exterior do Japão

TOYAKO, Japão, 9 Jul 2008 (AFP) - Os líderes dos principais países ricos e emergentes do planeta, incluindo Estados Unidos, Brasil e México, concordaram em trabalhar juntos para reduzir as emissões de gases responsáveis pelo "efeito estufa" a longo prazo, mas fracassaram em estabelecer metas e prazos concretos para deter o aquecimento global.

"Apoiamos uma visão compartilhada para uma cooperação, incluindo uma meta global a longo prazo para a redução das emissões", destacaram os líderes dos 16 países, que emitem 80% dos gases de efeito estufa do planeta.

A decisão foi anunciada ao final da sessão ampliada do G8 para tratar do aquecimento global, durante a Cúpula de Toyako, no norte do Japão.

"Atingir nossa meta global a longo prazo requer atingir as metas a médio prazo" adotadas pelos países ricos, assim como os esforços dos países emergentes para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, destacaram os 16 líderes reunidos no Japão.

Os chefes de Estado e de Governo do G8 concordaram em reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 50% até 2050, mas também exigiram esforços dos grandes países emergentes para combater o aquecimento global.

"A mudança climática é um dos grandes desafios de nossa era", destacaram os líderes na declaração final do encontro.

"Nossas nações seguirão trabalhando de maneira construtiva para promover o sucesso da conferência sobre mudança climática de Copenhage", disseram em referência ao encontro da ONU previsto para dezembro de 2009, visando um tratado mundial de redução das emissões que substitua o Protocolo de Kioto, que vence em 2012.

Esta reunião do MEM (Major Economies Meeting) foi a primeira entre chefes de Estado e de Governo desde que os Estados Unidos lançaram o processo, em setembro de 2007, para integrar as grandes nações emergentes ao debate sobre a mudança climática.

O MEM é integrado pelo G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia), os emergentes do G5 (Brasil, China, Índia, México e África do Sul) e por Austrália, Indonésia e Coréia do Sul.

Esta sessão ampliada da Cúpula do G8 contou ainda com a presença dos chefes da ONU, Banco Mundial, Agência Internacional de Energia e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos.

Países ricos e emergentes não fixam metas concretas sobre aquecimento global

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir