Categoria Policia  Noticia Atualizada em 11-07-2008

Celso Pitta e Naji Nahas deixam a carceragem da PF
Naji Nahas deixa a sede da Policia Federal em S�o Paulo no inicio da madrugada de hoje ap�s o STF conceder habeas corpus ao investidor
Celso Pitta e Naji Nahas deixam a carceragem da PF
Foto: Apu Gomes/Folha Imagem

O ex-prefeito de S�o Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas deixaram por volta de 0h50 desta sexta-feira a carceragem da Superintend�ncia da Pol�cia Federal de S�o Paulo, onde estavam presos desde ter�a-feira durante a Opera��o Satiagraha.

Eles foram soltos por decis�o do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, que nesta quinta-feira estendeu a Pitta, Nahas e mais nove pessoas o habeas corpus que havia concedido ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, na quarta � noite.

O investidor e o ex-prefeito assinaram um documento no qual alegam que n�o sofreram maus-tratos na carceragem da PF, evitando assim passar pelo exame de corpo de delito no IML (Instituto M�dico Legal).

Na decis�o, Mendes considerou "desnecess�ria" a pris�o dos suspeitos, pois n�o h� amea�a �s provas colhidas durante a opera��o da Pol�cia Federal.

Al�m de libertar Pitta e Najas, Mendes estendeu a decis�o a outras nove pessoas que tiveram a pris�o decretada pela PF e que tamb�m pediram extens�o do habeas corpus ao STF: Roberto Sande Caldeira Bastos, Miguel Jurno Neto, Carmine Enrique, Carmine Enrique Filho, Antonio Moreira Dias Filho, Maria do Carmo Antunes Jannini, Fernando Naji Nahas, Marco Ernest Matalon e Lucio Funaro.

Dantas

No come�o da manh� de ontem, o empres�rio Daniel Dantas, Ver�nica Dantas (irm� e parceira de neg�cios), e mais nove pessoas foram beneficiadas por um habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal) e deixaram a pris�o.

� tarde, o juiz da 6� vara de S�o Paulo decretou a pris�o preventiva de Dantas. Ele foi detido em um escrit�rio na avenida Nove de Julho, e levado para a Superintend�ncia da PF, onde chegou �s 16h50.

Segundo a PF, a ordem de pris�o foi solicitada pelo �rg�o em raz�o de documentos encontrados nas buscas realizadas na ter�a-feira e de oitiva de uma testemunha que teriam fortalecido a suposta liga��o entre o preso e a pr�tica do crime de corrup��o --suborno-- contra um policial federal que participava das investiga��es.

Opera��o Satiagraha

A Opera��o Satiagraha investiga a suposta pr�tica dos crimes de lavagem de dinheiro, gest�o fraudulenta, evas�o de divisas, forma��o de quadrilha e tr�fico de influ�ncia para a obten��o de informa��es privilegiadas em opera��es financeiras.

A PF prendeu 17 pessoas dos 24 mandados de pris�o expedidos. Tamb�m foram apreendidos documentos, computadores, ve�culos e dinheiro em esp�cie que ainda est� sendo contabilizado. Somente em um local foram apreendidos cerca de R$ 1,1 milh�o.

Investiga��es

Segundo a PF, as investiga��es come�aram h� quatro anos, com o desdobramento das apura��es feitas a partir de documentos relacionados com o caso mensal�o. A partir de documentos enviados pelo STF para a Procuradoria da Rep�blica no Estado de S�o Paulo, foi aberto um processo na 6� Vara Criminal Federal.

Na apura��o foram identificadas pessoas e empresas supostamente beneficiadas no esquema montado pelo empres�rio Marcos Val�rio para intermediar e desviar recursos p�blicos. Com base nas informa��es e em documentos colhidos em outras investiga��es da Pol�cia Federal, os policiais apuraram a exist�ncia de uma organiza��o criminosa, supostamente comandada por Daniel Dantas, envolvida com a pr�tica de diversos crimes.

Para a pr�tica dos delitos, o grupo teria possu�do empresas de fachada. As investiga��es ainda descobriram que havia uma segunda organiza��o, formada por empres�rios e doleiros que supostamente atuavam no mercado financeiro para lavagem de dinheiro. O segundo grupo seria comandado pelo investidor Naji Nahas.

Al�m de fraudes no mercado de capitais, baseadas principalmente no recebimento de informa��es privilegiadas, a organiza��o teria atuado no mercado paralelo de moedas estrangeiras. H� ind�cios inclusive do recebimento de informa��es privilegiadas sobre a taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano).

Os presos na opera��o devem ser indiciados sob as acusa��es de lavagem de dinheiro, corrup��o, evas�o de divisas, sonega��o fiscal e forma��o de quadrilha.

Celso Pitta e Naji Nahas deixam a carceragem da Pol�cia Federal em SP


Fonte: DEH OLIVEIRA
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir