Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-07-2008

Lula chega a Timor Leste para confirmar ampliação de projeto
O presidente de Timor Leste, José Ramos-Horta, recebe Lula em Dili, capital do país
Lula chega a Timor Leste para confirmar ampliação de projeto
Foto: Jordão Henrique/AP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta sexta-feira a Timor Leste, onde se reunirá com José Ramos-Horta e deve confirmar a ampliação de vários projetos de cooperação financiados pelo Brasil.

Em sua primeira visita oficial ao país, Lula se reunirá de manhã, em Díli, com Ramos-Horta, presidente timorense e Nobel da Paz, informaram fontes diplomáticas.

Além disso, o presidente estudará a proposta de que o Brasil prolongue um programa de formação de funcionários públicos e participe dos programas de treinamento e capacitação das forças de segurança locais.

Lula anunciará também a ampliação, até 2010, do programa de alfabetização que mantém 50 professores brasileiros em Timor Leste.

O presidente e sua delegação, formada por ministros e altos funcionários, aterrissaram em Díli após uma viagem ao Vietnã.

Depois de concluir na tarde de hoje sua visita a Timor Leste, Lula viajará para Jacarta, capital da Indonésia, na última escala de seu giro pela Ásia.

Lula viajou ao Sudeste Asiático após participar, no começo da semana, no Japão, da cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) como parte do G5 --que reúne Brasil, China, Índia, México e África do Sul.

Depois de 24 anos de ocupação militar da Indonésia, Timor Leste nasceu em 2002 como uma das nações mais pobres do mundo, após uma sangrenta transição tenta conseguir uma estabilidade política que lhe permita concentrar-se no desenvolvimento econômico.

Lula chega a Timor Leste para confirmar ampliação de projetos


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir