Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 11-07-2008

Treze anos depois, 30.000 pessoas lembram genocídio
Treze anos depois, 30.000 pessoas lembram genocídio de Srebrenica, no leste da Bósnia
Treze anos depois, 30.000 pessoas lembram genocídio
Foto: AP

SREBRENICA, Bósnia-Herzegovina, 11 Jul 2008 (AFP) - Cerca de 30.000 pessoas lembraram nesta sexta-feira em Srebrenica, no leste da Bósnia, o massacre em 1995 de cerca de 8.000 muçulmanos pelas forças sérvio-bósnias, a maior matança registrada na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

As cerimônias estão sendo realizadas no cemitério de Potocari, situado na entrada de Srebrenica, na presença principalmente do alto representante da comunidade internacional, Miroslav Lajcak, e de Haris Silajdzic, membro muçulmano da Presidência tripartida (sérvia, croata, muçulmana) da Bósnia.

"Peço ao Parlamento Europeu que proclame o dia 11 de julho dia de luto em toda a Europa", disse Mustafa Ceric, líder da comunidade islâmica da Bósnia.

"Durante esse dia (...), em todas as capitais, as nações da Europa deveriam fazer o voto de jamais tolerar o genocídio e o Holocausto", prosseguiu.

Ao final da cerimônia, um imã rezou pelos mortos antes que os restos de 308 vítimas identificadas, com idades entre 15 e 84 anos no momento da tragédia, fossem enterrados.

Os restos de cerca de 2.900 pessoas, exumados de dezenas de fossas comuns e identificados com exames de DNA, já foram enterrados em Potocari desde a inauguração do memorial em 2003.

Cerca de 8.000 muçulmanos foram mortos em julho de 1995, no espaço de alguns dias, pelas forças sérvio-bósnias que invadiram Srebrenica, um enclave muçulmano que na época estava sob proteção da ONU.

Em Belgrado, o presidente sérvio Boris Tadic prestou homenagem nesta sexta-feira às vítimas de Srebrenica, ressaltando o comprometimento das autoridades sérvias com a prisão dos fugitivos procurados pela justiça internacional por sua responsabilidade no massacre.

Esse massacre foi qualificado de genocídio pela Corte Internacional de Justiça.

Treze anos depois, 30.000 pessoas lembram genocídio de Srebrenica

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir