Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2008

Tempestade tropical "Helen" leva ao fechamento de escolas
Mulher improsiva transporte em Malabon (Filipinas); fortes chuvas provocaram inunda��es e o fechamento de escolas no pa�s
Tempestade tropical
Foto: Dennis M. Sabangan/EFE

Manila, 16 jul (EFE).- As autoridades de Manila ordenaram o fechamento hoje das escolas p�blicas e privadas devido � passagem da tempestade tropical "Helen", que tem ventos sustentados de 95 km/h e causa fortes chuvas, pela ilha de Luzon.

As Prefeituras de Caloocan, Las Pi�as, Malabon, Navota e Taguig, todas elas em Luzon, adotaram a mesma medida por causa das inunda��es.

A Administra��o de Servi�os Atmosf�ricos, Geof�sicos e Astron�micos (Pagasa) afirmou que a tempestade se movimentava �s 14h (3h de Bras�lia) em dire��o o�s-noroeste a 7 km/h, com ventos sustentados de 95 km/h e rajadas de 120 km/h.

As autoridades advertiram do risco de enchentes, deslizamentos de terras e ondas gigantes nas prov�ncias de Apayao, Batanes, Cagayan, Calayan, Ilocos Norte e Isabela, onde foi declarado o n�vel 2 de alerta.

A Pagasa recomendou que os pescadores fiquem no porto e n�o saiam para trabalhar durante os pr�ximos dias.

No m�s passado, o tuf�o "Fengshen" deixou 557 mortos, 26 desaparecidos, quase 3 milh�es de desabrigados e danos no valor de US$ 292 milh�es, segundo dados do Conselho Nacional Coordenador de Desastres.

Cerca de 15 a 20 tuf�es passam pelas Filipinas todos os anos durante a esta��o chuvosa, que, geralmente, come�a entre maio e junho e termina em novembro ou dezembro.

Tempestade tropical "Helen" leva ao fechamento de escolas em Manila

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir